Arquivos da categoria: NOTÍCIAS

IROKO – ÁRVORE SAGRADA

A CEIBA sagrada, assim como a PALMA, é uma das árvores mais características da África trazidas à CUBA. As CEIBAS são árvores sagradas por excelência. A CEIBA é a árvore onde habitam permanentemente todos os espíritos de nossos ancestrais, os ORIXÁS africanos de todas as nações trazidos a CUBA mediante a escravidão. A CEIBA sagrada é a árvore do mistério.

INLÉ ORIXÁ DA SAÚDE E DA FAMÍLIA

INLÉ é o ORIXÁ da saúde e da cura médica, ele é quem diagnostica a enfermidade e aponta como curá-la. Vive perto das costas onde há o encontro entre o rio e o mar.

INLÉ é um homem de traços finos e delicados. Tem um cabelo muito sedoso no qual usa 7 tranças e usa roupas dos tecidos mais finos. INLÉ teve relacionamentos com YEMANJÁ, ÓBBA NANI e OXUM, além de ser casado com ABATA.  Seus conhecimentos sobre as ervas medicinais são muito abundantes.

Ele aprendeu muito sobre ervas e coloca seus conhecimentos em uso, cuidando dos necessitados e enfermos. É um homem muito humilde e sempre atende aos que estão necessitando dele.

ASOWANO – BABALUA AYÉ – OBALUAYÉ

 

Oshe Meyi: ASOWANO e seus azeites

Oshe Tura: A chamada do AXÉ.

Obara Otura: A chegada de ASOWANO à Terra.

Ogbe Yono: A vida de ASOWANO.

Okana Sa: O mensageiro.

Otura She: O que leva a cerimônia ao céu.

Ojuani Meyi: Representa o AJARÁ

Irete Meyi Eyelemere: É o espírito de ASOWANO em ara onu (mundo espiritual).

YEMANJÁ MÃE DO MUNDO

Este ORIXÁ é feminino, ainda que seja forte e trabalhe duramente. É a divindade das águas salgadas. É natural de OBEOKUTÁ, mas seus adoradores principais são o povo EGBADO.

A rainha dos EGBADO é YEMANJÁ IBÚ OKOTO, que também é conhecida pelo nome de OBSA.

YEMANJÁ é tão antiga como OBATALÁ e tão poderosa que se diz que é a mais poderosa, e que por seu caráter arrebatado perdeu a hegemonia do mundo e só foi lhe dada a superfície dos mares, que ao mover-se da direita para a esquerda, representa o movimento das ondas dos mares e é o caráter de sua personalidade.

PREVISÕES E RECOMENDAÇÕES DE IFÁ PARA O ANO DE 2018 DA FAMÍLIA IFÁ NI L’ÓRUN

Durante as primeiras horas do primeiro dia do ano, após realizarmos os cerimoniais necessários segundo as indicações de IFÁ, o ODÚ OGBE YONU foi revelado pelo oráculo de IFÁ trazendo as predições para o ano 2018.

André Awó Ni Orunmilá Irete Kalu, sendo este o Babalawó mais novo, foi o responsável por atefar o ODÚ que nos trouxe IFÁ.

Vinte e cinco Babalawós estiveram presentes durante o cerimonial.

Odu toyale: OGBE YONU (Ogunda)

Primeiro testemunho: OTRUPON OYEKUN

Segundo testemunho: OSHE OMOLU (Ogunda)

Profecia de Ifá:

Ire susu Aje Oyale lese ORUNMILÁ. Onishe ko.

Tradução: Um bem firme de prosperidade gradativa que nos proporcionará ORUNMILÁ.

ORIXÁS que governam o ano, regem o ano: AZOWANO (Obaluyé) acompanhado de YEMANJÁ.

NANÁ BURUKU MÃE DAS ÁGUAS DOCES

Esse ORIXÁ pertence a família de ODUDUWÁ e OLOKUN. NANÁ vive embaixo da água e da mesma forma na terra, mas é conhecida como Mãe D’água, rios, nascentes, represas, poços, enfim, Mãe da água doce.

Sabe-se que NANÁ BURUKU é mãe de YALODÉ (OXUM), porque ela é a mãe de todas as águas doces.

OXUM é a dona dos rios, mas não a mãe, pois quem é a mãe é NANÁ.

RETROSPECTIVA DOS ACONTECIMENTOS QUE ESTÃO RELACIONADOS AO ODÚ IFÁ IRETE OGBE (UNTELU) QUE REGEU O ANO DE 2017 SEGUNDO A PROFECIA DE IFÁ REALIZADA NO PRIMEIRO DIA DO ANO E PUBLICADA NO DIA 07/01/2017

OBS: A cerimônia de atefar (tirar) o ODÚ que rege o ano segundo as tradições de Ifá afro cubanas é realizada no primeiro dia do ano.

Exemplo:

Só é possível olhar nos olhos de uma criança, assim como suas características físicas no dia do seu nascimento, assim é a letra do ano.

ELEGBARA: O ORIXÁ MAIS IMPORTANTE NA REGRA DE OSHA-IFÁ

ELEGBARA (também escrito como ELEWÁ, ELEGUÁ ou LEGBA) é o mais importante dos ORIXÁS dentro da REGRA DE OSHA-IFÁ. Ele é a chave e princípio para qualquer das práticas religiosas dentro de OSHA-IFÁ, já que sem a bênção de ELEGBARA nada pode proceder, transpirar, nem ter êxito no mundo.

ELEGBARA é o dono de todos os caminhos, cruzamentos e portas. Ele é o poder que permite que todo o AXÉ no universo se mova de um ponto a outro. ELEGBARA permite que nossos pedidos cheguem aos ORIXÁS.

ELEGBARA permite que o AXÉ flua em oferendas e sacrifícios para que nosso destino possa ser mudado. Toma parte na divinação (MERINDILOGUN, OBI, OPELÉ ou qualquer outra forma de divinação), servindo de mensageiro entre os ORIXÁS e OLODUMARÉ.

RELIGIÃO YORUBÁ EM CUBA: OSHA-IFÁ

A REGRA DE OSHA-IFÁ OU REGRA LUKUMI (YORUBÁ) é originária do oeste da ÁFRICA, na região conhecida atualmente como NIGÉRIA e BENIN. É a religião tradicional do povo YORUBÁ. O tráfico dos escravos trouxe muito desses YORUBÁS para as costas de CUBA. Mas junto com os corpos que foram trazidos para serem vendidos a uma vida de miséria, algo mais se trouxe: sua ALMA e sua RELIGIÃO.

OLOKUN – NINGUÉM SABE O QUE HÁ NO FUNDO DO MAR

OLOKUN se relaciona com a estabilidade da pessoa em relação a seus anseios na vida, impotências pessoais, saúde e OLOKUN irradia o necessário para que a pessoa alcance sua firmeza na vida em todos os aspectos.

Adicionalmente o relacionam com as riquezas, já que OLOKUN é imensamente rico e é dono de todas as riquezas do mar. A riqueza a que nos referimos é o que se tem mais valor na vida, saúde, amizades verdadeiras, amor, família, etc., e por que não, de acordo com o merecimento de cada um, melhoras na vida material também. Assim como o mar nunca seca, sua capacidade de proporcionar alimento aos seres humanos nunca se acaba. Deseja-se que OLOKUN traga para a vida da pessoa o necessário para que sempre tenha o seu alimento e seu sustento e não que nunca acabe a fonte de onde tirá-los, além de ter sempre muita saúde para que possamos continuar nosso trajeto nessa vida.