Arquivos da categoria: A PALAVRA EBÓ

A PALAVRA EBÓ

 

consultando-ifc3a1Este vocábulo Yorubá significa na regra geral: FAZER SACRIFÍCIO. Dele se derivam as seguintes palavras: EBÓ GÜONÚ, EBÓ YURÉ, EBÓ FÍ, EBÓ ODÁ, ORUBÓ, EBÓ KEÚN, ODÚ KEÚN.

EBÓ GÜONÚ, quer dizer que chegue ao outro mundo, isto é, quando se dá a qualquer ORIXÁ, no Igbá ou de qualquer outra forma, um animal de quatro patas. Aos três dias de haver feito o sacrifício do animal, se faz o ITÁ, isto é, EBÓ GUONÓ.

EBÓ YURÉ, ao qual todos dizem EBÓ SHURÉ, é quando se faz de tudo num só dia, no ato, isto pode ser desde um simples frango com todos seus ingredientes, até um ou vários animais de quatro patas. Quando se faz dessa forma, não se faz ITÁ, por isso leva o qualificativo de EBÓ YURÉ.

Este Ebó se faz a vista de todos e quando se acaba de sacrificar o último animal ou ave, se dá o OBI (coco) aos ORIXÁS correspondentes e dessa maneira eles falarão por meio dos cocos. Ao mencionar o animal de quatro patas, não queremos dizer que todos os EBÓS YURÉ levem esses animais, porque às vezes leva unicamente os outros bichos que se dá a esse ORIXÁ, não necessariamente o bicho de quatro patas.