Arquivos da categoria: A METAMORFOSE DE OGUN

A METAMORFOSE DE OGUN

Ogun e Oshósi

YEMANJÁ OKUTÉ vivia na terra Sutiro Inlé com OGUNDALÉ (ALAGUEDE) e seus três filhos: EXÚ, AKOKÓ e IGBO. IGBO tinha um cabelo comprido e encaracolado como a lã de um carneiro. EXÚ era mágico e AKOKÓ trabalhava no campo. IGBO era caçador. YEMANJÁ OKUTÉ ao ver o mal comportamento de seus filhos, pôs EXÚ de castigo atrás da porta e seguiu vivendo com AKOKÓ e IGBO.

Então EXÚ começou a fazer a vida ficar impossível para YEMANJÁ e para seus filhos e,  por isso, ela decidiu ir ver o AWÓ daquela terra, chamado SIRÉ AWÓ. Este lhe fez uma consulta com IFÁ e disse que ela tinha um filho caçador e se ele fosse caçar na mata naquela lua nova e não fizesse alguns sacrifícios e oferendas, OZAIN o encontraria e o juraria em seu segredo e não o deixaria voltar para casa. YEMANJÁ voltou para sua casa assustada e disse a IGBO que IFÁ dizia que ele não poderia ir caçar por esses dias. IGBO não obedeceu e saiu a caçar em companhia de vários caçadores.

Quando adentraram na mata e viram uma grande mata de IROKO, combinaram de estipular que ali seria um ponto de referência de encontro e cada qual ia caçar em seu lugar e voltariam ao ponto de referência. Já dentro da mata IGBO se encontrou com OZAIN que vinha cantando:

OZAIN BOMBO ELENU SHAKOTA OZAIN BOMBO