Arquivos da categoria: APETEBI

Diferenças, e controvérsias entre Ikofa, Iyafa, e Iyanifa

Nota-se que o termo APETEBI, não está ligado exclusivamente àquelas mulheres que se relacionam com Babalawos, mas dado ao fato de Oxum ter sido esposa de Orunmila, daí surgiu na consciência errônea de inúmeras pessoas as quais afirmam baseado na união de Oxum com Orunmila, que para ser apetebi só seria possível se a mesma fosse esposa de um awo, o que imediatamente desmente o odu Odi Meyi, tal tese formada nas mentes de muitos e, ao mesmo tempo afirma que apetebi é toda e qualquer mulher iniciada em Ifá (IKOFÁ), a qual é protegida e respeitada em sua importância dentro do contexto religioso, por todos aqueles que são conhecedores dos conceitos que nela regem.

CERIMÔNIA DE AWÓ FAKAN E IKOFÁ (APETEBI) A INICIAÇÃO EM IFÁ

IMG-20150607-WA0014

Conhece-se por AWÓ FAKAN (consagração do homem em IFÁ) e IKOFÁ (consagração da mulher em IFÁ) a cerimônia pela qual uma pessoa é iniciada no Culto de IFÁ. 

APETEBI – IKOFÁ: A INICIAÇÃO DA MULHER EM IFÁ

DSCN1832

IKOFÁ é o nome dado a consagração que se realiza as mulheres que se iniciam em IFÁ e após os cerimoniais religiosos necessários para tal iniciação, passam a se chamar APETEBI NI ORUNMILÁ, que significa “A ESPOSA DE ORUNMILÁ”. Também é o grau mais alto que a mesma alcança dentro do culto.