Arquivos da categoria: IFÁ NO BRASIL

IFÁ

 

Otura Airá

Em IFÁ encontrasse os desígnios de DEUS (OLODUMARÉ) para com a humanidade, as leis morais que devem ser seguidas na sociedade para com o próximo, os verdadeiros valores familiares entre pai, filho, mãe, esposa em prol da construção de uma família feliz, os mandamentos que dão noção do que é sagrado aos olhos de DEUS, que apresentam os limites que necessitamos ter diante da vida, nos mostrando onde somos castigados, onde somos abençoados, onde fracassamos, onde vencemos, nos dando a noção e o parâmetro do certo e do errado, da felicidade e da tristeza, da riqueza e da pobreza, do que é ser bom, do que é ser ruim, a vida e a morte, do bem e o mal, tudo de acordo com o propósito e a razão de OLODUMARÉ ter criado a humanidade e o mundo.

Oduduwá: Progenitor do povo Yorubá

Oduduwá: Progenitor do povo Yorubá

Talvez o esclarecimento nos leve a essência de tudo. Nossa religião é complexa e essa complexidade faz com que seja tão linda como é. Já que entendemos que a vida, a criação divina, é que algo ainda não alcançamos os reais objetivos de Olófin(DEUS) levando em consideração que a complexidade de nosso culto, nada mais é do que reflexo da existência humana, uma religião perfeita em sua plenitude, rica em saber, não poderia ser simples, mas sim real como a vida.

Quem são os Yorubás

Os Yorubás,  são um dos mais importantes grupos étnicos da Nigéria, apreciam uma história e cultura muito rica. O verdadeiro nome desse povo era LLUKUMI e os europeus renomearam para Yorubás, por terem dificuldades na pronúncia da palavra. Existem várias teorias sobre a origem do povo yorubá.

Este povo parece ter se originado de Lamurudu, um dos reis de Mecca (na atual Arábia Saudita). Lamurudu teve um filho chamado Oduduwa, que é amplamente conhecido como o fundador das tribos yorubás, havendo aqui a necessidade de deixar clara a separação entre a divindade Oduduwa e este filho de Lamurudu que, por ser cultuador de tal divindidade, acabou à época, adotando este nome. Durante o reinado de seu pai, Oduduwa era muito influente a atraiu vários seguidores, transformou as mesquitas, em templos para a adoração de ídolos, com a ajuda de um sacerdote chamado Asara.

O idioma Yorubá

Falado principalmente na Nigéria, o idioma yorubá é complexo e arraigado em tradições. Era um idioma totalmente oral, entretanto hoje já se tem a escrita também. É o segundo maior idioma da Nigéria, é falado em várias seitas difundidas pelo mundo, entre estes estão a República do Benin, Cuba, Brasil, Trinidad, e Estados Unidos.

UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O CULTO DE IFÁ

O CULTO de IFÁ é oriundo das Religiões tradicionais africanas, ligado ao ORIXÁ ORUNMILÁ-IFÁ da religião YORUBÁ, mais precisamente na NIGÉRIA.