Arquivos mensais: maio 2012

Diferenças, e controvérsias entre Ikofa, Iyafa, e Iyanifa

Nota-se que o termo APETEBI, não está ligado exclusivamente àquelas mulheres que se relacionam com Babalawos, mas dado ao fato de Oxum ter sido esposa de Orunmila, daí surgiu na consciência errônea de inúmeras pessoas as quais afirmam baseado na união de Oxum com Orunmila, que para ser apetebi só seria possível se a mesma fosse esposa de um awo, o que imediatamente desmente o odu Odi Meyi, tal tese formada nas mentes de muitos e, ao mesmo tempo afirma que apetebi é toda e qualquer mulher iniciada em Ifá (IKOFÁ), a qual é protegida e respeitada em sua importância dentro do contexto religioso, por todos aqueles que são conhecedores dos conceitos que nela regem.

Sobre o Meridilogun (Jogo de Búzios)

O que é Oba Eni Oriaté Asé Babá Orisá Ni Ilé?
O Odú de Ifá Irete Kutan disse: Awon Meji Ifá ko Awon Merindilogun Owo Eyo Nsoro Awonyi Orishá: Os Meyis de Ifá ensinaram aos 16 cawries a falar aos orishás.Quando o pai dos merindiloguns owo eyo (16 caracóis (búzios) morreu, seus filhos que eram pequenos tinham o poder de seu pai, mas não tinham a sabedoria requerida para a missão que deviam desempenhar que era continuar a obra deste e por esse motivo, os orishás não entendiam suas línguas.

CERIMÔNIA DE AWÓ FAKAN E IKOFÁ (APETEBI) A INICIAÇÃO EM IFÁ

IMG-20150607-WA0014

Conhece-se por AWÓ FAKAN (consagração do homem em IFÁ) e IKOFÁ (consagração da mulher em IFÁ) a cerimônia pela qual uma pessoa é iniciada no Culto de IFÁ. 

Quem são os Yorubás

Os Yorubás,  são um dos mais importantes grupos étnicos da Nigéria, apreciam uma história e cultura muito rica. O verdadeiro nome desse povo era LLUKUMI e os europeus renomearam para Yorubás, por terem dificuldades na pronúncia da palavra. Existem várias teorias sobre a origem do povo yorubá.

Este povo parece ter se originado de Lamurudu, um dos reis de Mecca (na atual Arábia Saudita). Lamurudu teve um filho chamado Oduduwa, que é amplamente conhecido como o fundador das tribos yorubás, havendo aqui a necessidade de deixar clara a separação entre a divindade Oduduwa e este filho de Lamurudu que, por ser cultuador de tal divindidade, acabou à época, adotando este nome. Durante o reinado de seu pai, Oduduwa era muito influente a atraiu vários seguidores, transformou as mesquitas, em templos para a adoração de ídolos, com a ajuda de um sacerdote chamado Asara.

O idioma Yorubá

Falado principalmente na Nigéria, o idioma yorubá é complexo e arraigado em tradições. Era um idioma totalmente oral, entretanto hoje já se tem a escrita também. É o segundo maior idioma da Nigéria, é falado em várias seitas difundidas pelo mundo, entre estes estão a República do Benin, Cuba, Brasil, Trinidad, e Estados Unidos.

UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O CULTO DE IFÁ

O CULTO de IFÁ é oriundo das Religiões tradicionais africanas, ligado ao ORIXÁ ORUNMILÁ-IFÁ da religião YORUBÁ, mais precisamente na NIGÉRIA. 

ORUNMILÁ/IFÁ

7407836634_116cd0f2bc_b

A importância de ORUNMILÁ é tão grande que chegamos a concluir que se um homem fizer algum tipo de pedido ao todo poderoso OLÓFIN (DEUS, o Senhor dos Céus), esse pedido só poderá chegar até Ele através de ORUNMILÁ e/ou ELEGBÁ, que são somente eles dois dentre todos os ORIXÁS os que têm a permissão, o poder e o livre acesso concedido por OLÓFIN de estar junto a Ele, quando assim for necessário.

Seminário sobre Ifá reúne dezenas de pessoas

No sábado passado, dia 31 de março de 2012, cerca de 50 pessoas reuniram-se nas dependências do Ilê Axé Oyá Omilayó  para ouvirem a palestra do Babalawó Evandro Otura Airá, do Ifá Ni L´Órun, do Rio de Janeiro sobre o Culto de Ifá no Brasil.