Arquivos mensais: maio 2013

ONDE SE COMEÇOU A USAR O AKODIDÉ (EKODIDÉ)

Patakin:

Shangó era comerciante e quanto chegou a sua terra, viu que Olófin (Deus) estava triste e mudo. Não havia ninguém que lhe fizesse falar e estava enclausurado em seu Ibo Bororo (sua grande floresta). Shangó ao ver isto disse aos Orishás que ele tinha um meio de por Olófin contente de novo e pegou de “Ago” um pacote de quatro cores que ao desembrulhá-lo, do seu interior saiu um lindo “loro” (papagaio) que disse: Abde agua foja ade ai Olófin (de todos os filhos, eu sou o que vejo a coroa de Olófin).17354143_1

QUEM SÃO OS IBEJIS?

IBEJIS

Quem são os Ibejis?

Os Ibejis são Orishás. Personificam a fortuna, a sorte e a prosperidade. São capazes de salvar da morte e do malévolo. Encontram-se nos caminhos dos montes, protegem os caminhantes. Um dos símbolos mais importantes dos Ibejis são os tamborzinhos com os quais venceram Abita (seria o diabo católico, o mal). Pode-se representá-los por três combinações de figuras, uma de menina e uma de menino, dois de meninos ou dois de meninas.

Por que Eleguá é o primeiro a comer?

Obatalá tinha um filho desobediente e descrente chamado Nifa Funke, que lhe dava muitas dores de cabeça. Do seu esconderijo no meio do mato, Eleguá via como Nifa maltratava seu pai com palavras e atitudes e decidiu dar-lhe um castigo. eleggua4

ELEGUÁ (ELEGBARA): SUA IMPORTÂNCIA E SUAS VIRTUDES

A importância de ELEGUÁ é tanta que todas as cerimônias de ORIXÁS começam com uma invocação ao ORIXÁ ELEGBARA, que tanto pode ser oral, cantada, ou por meio de três golpes sobre a superfície. Desta maneira se solicita a permissão para iniciar qualquer tipo de cerimônia.

ELEGUÁ ou ELEGBARA atua nos cultos como dono e senhor de todos os caminhos. É ele quem abre e fecha as portas, marca as encruzilhadas e de certa forma, é o dono de porvir o futuro. Qualquer ação que se acometa na vida, especialmente se se tratar de viagens ou iniciativas econômicas, deverá se consultar a ELEGUÁ.