Arquivos mensais: novembro 2013

CAMINHO DOS ARCO-ÍRIS – OXUMARÉ – BESSEN

arco_iris_fotos

Quando OLÓFIN criou a Terra, ele a cobriu de água completamente e disse a todos os seus filhos que fizessem o possível para desaparecer com essa água (por estar concentrada num só lugar), para que pudessem viver no AYÉ (na terra). Todos os ORIXÁS se puseram a preparar canais para concentrar as águas nas partes mais baixas.

A MÃE TERRA

154969-049-A1D34464

INLE OGUERE era uma linda Obini (Mulher) que tinha muitos filhos, mas a que mais se destacava era uma jovem muito bela chamada AFOKOYERI e esta filha não aceitava ordens de ninguém.

Decorreu que havia um ser loucamente apaixonado por ela que era muito feio, horrível, chamado ASHIKUELU o qual vivia entra as trevas nas profundezas das entranhas da terra e só enxerga pela fosforescência e a luz dos minerais que se desprendiam daquela eterna escuridão e só expiava este mundo de vez em quando pela boca de um buraco, uma fenda e isso acontecia quando seus filhos lhe davam uma Eure (Cabra) que com a oferta, os cantos escureciam o céu.

OS ORISHÁS

Orishas-Santeriafd34a7

Os Yorubás nomearam, identificaram e divinizaram as energias da natureza e as chamaram de Orishás, ainda sim, não obstante sua diversidade de deidades, se pode considerar como uma religião monoteísta, já que consideram Olodunmaré como Deus único e onipotente.

A UNIÃO DE OGUN E OXÓSSI

Ogun y Oshósi

OGUN, apesar de manejar bem o facão, tinha sempre sua comida muito distante, porque quando a avistava, começava rapidamente a cortar o mato para poder chegar até a caça, mas o ruído e o tempo que demorava, fazia com que sua presa fosse embora e ele se lamentava de não poder caçar.

Poderia até matar, mas não podia ir pegá-lo entre os matos que fechavam o caminho até o animal.

PATAKI DE SHANGÓ

Shangó

Furioso com seus descendentes ao saber que Ogun queria ter relações com sua própria mãe, Obatalá ordenou executar a todos os homens. Quando nasceu Shangó, Eleguá (seu irmão) o levou escondido a sua irmã mais velha, Dadá, para que o criasse. Em pouco tempo nasceu Orunmilá, o outro irmão e Eleguá também temeroso da ira de Obatalá, o enterrou ao pé da Ceiba sagrada e levava comida para ele todos os dias.

OS IGBOS

OS IGBOS

Dentro do oráculo de Merindilogun são usados objetos que são manipulados para obter as respostas e indicar se a pessoa vai receber um bem estar (iré), ou pelo contrário, se está lhe apontando um mal (osogbo), assim como todas as demais perguntas que se realizem. Esses objetos têm por nome Igbos, quer dizer, caminhos ou alternativas.

33f8faf67417efef84e7b33ff565cde0_400x400

OSÁ ROSO / OSÁ IROSO

OSÁ ROSO / OSÁ IROSO

8 – CAMINHO QUANDO SE DETERMINAVA O ORISHÁ PELOS BÚZIOS

Em uma terra onde viviam todos os orishás e Obatalá era o governador, os demais santos se revoltaram contra ele porque nessa terra todos os santos determinavam com búzios. Cada um com o seu e assim passava o tempo.

181251920530

OBATALÁ OBÁ MORÓ

Sem título2

Obatalá Obá Moró é um caminho onde Obatalá é muito ancião.  É conhecido também como Abispá. Foi o rei de Ibao.

Seu colar ou eleke leva contas brancas, de marfim, coral e glória.