Arquivos mensais: dezembro 2013

A PALAVRA DE ORUNMILÁ NUNCA VAI AO CHÃO

sj22_opelecoconorm500

PATAKI:

Uma vez um caçador foi se consultar com ORUNMILÁ onde este disse que para poder seguir caçando tinha que fazer oferendas e sacrifícios.

Como o caçador tinha outra crença e não ligou para o que ORUNMILÁ disse e passou desde então a menosprezar ORUNMILÁ. Se pôs então a caçar tentando pegar um porco espinho. Quando o caçador voltou ao povoado, começou a dizer que ORUNMILÁ  havia se equivocado e que era um charlatão. Então se reuniram todos seus amigos e prepararam um grande banquete. Quando estavam na mesa o chefe que falava mal de ORUNMILÁ para menosprezá-lo mandou um recado com o comissário convidando-o à festa.

UMA DAS IMPORTÂNCIAS DE OZUN

UMA DAS IMPORTÂNCIAS DE OZUN

images

PATAKI:

Neste caminho os Babalawós costumavam se reunir em conselhos para solicitar a Olófin (Deus) tudo o que eles necessitavam para o melhor desempenho de seus ministros na Terra.

Em um desses conselhos Olófin perguntou o que eles mais necessitavam, já que Ele sabia que eles tinham muitos inimigos na Terra que lhes jogava muitas coisas ruins para prejudicá-los.

Todos ficaram sem saber o que responder e começaram a dizer coisas distintas, mas não conseguiam compreender qual era o alcance daquelas palavras de Olófin.

AJÉ SHALUNGA

8251589566

Ajé Shalunga é um Orishá relacionado com a saúde, a prosperidade e a abundância. Seu emblema é uma concha de pérolas. As pessoas que necessitam ativamente do dinheiro, o tem como seu patrono e o adoram, colocando em um recipiente conchas e dinheiro para acolhê-lo. Considera-se ele caprichoso, volúvel e inconstante. Ele escolhe aleatoriamente a quem bendizê-lo e entrega-lhe grandes somas de dinheiro. Seu Eleke se confecciona intercalando conchas e moedas.

REALIDADE DA VIDA

cobra_galinha
Ocorreu uma vez que havia uma adié (galinha) que tinha desejos de ter uma grande família e apesar de sua família ser bastante numerosa, roubava os ovos das demais galinhas.
Um dia uma serpente pôs uma grande quantidade de ovos e a adié os encontrou e se sentou em cima dos mesmos para chocá-los, mas um papagaio que viu o que estava fazendo disse: “Adié, por você ter um afã de ter uma grande família, não compreende que esses animais são daninhos, quando foram grandes serão teus piores inimigos e você será sua primeira vítima?”.

ELEGUÁ BARA ALAYIKI

 

elegua_image

Eleguá / Elegbara Bara Alayikí significa que ele é muito guloso.
Também é conhecido como Eshú Bara Alayiki Agagá.
É da terra de Oyó e o mesmo trabalha em Ifá e em Osha.
É muito festeiro, revoltoso, de apetite voraz, adora o oti (aguardente).
Sempre deve ter ao seu lado uma garrafa de oti e comida.
Representa o engano, a traição, o inesperado.
Sempre escuta nossos pedidos, mas nunca sabemos como vai executá-los nem quando nem como vai começar nem terminar.
Nasce no Odú Iroso Umbo.
Foi ensinado por Ogun a encher de comida Ozun para que não fale.
Sua massa se fabrica só com a terra de uma colina, além dos demais ingredientes.
Eshú Bara Alayiki exige de quem o possua que faça as coisas de graça ou algumas vezes dê presentes.

 

Ifá Ni L’Órun Otura Airá