Arquivos mensais: janeiro 2014

COMO CUIDAR DE ORUNMILÁ

 

IkinesA sopeira de Orunmilá (Igbá de Orunmilá) tem que estar separada de todos os demais santos em um lugar de privilégio, que não seja no chão, preferencialmente na altura do peito. Deve estar sempre fechada com sua tampa e absolutamente ninguém deve olhar em seu interior e muito menos tocar em nada, com exceção da própria pessoa, do Ojugbona e do Padrinho.

A sopeira dos homens deve conter 19 Ikins ou sementes de palma (dendezeiro), ashé de Orunmilá, uma otá (pedra), a tabuinha com o signo que saiu no dia que se preparou e a cabeça da galinha (só a parte do osso e seca). Para as mulheres deve conter as mesmas coisas, com exceção dos Ikins que deve ser somente um ou dois no máximo quando o odú for meji, no demais tudo igual.

ORUNMILÁ É O ESPÍRITO DO DESTINO

Orula

Orunmilá é o Espírito do Destino, é considerado o Deus da adivinhação, da sabedoria e do desenvolvimento intelectual. Testemunho da Criação (Elerì Ìpín).
Ifá é linguagem exotérica de Deus, a mensagem codificada a ser transmitida para a humanidade por Orunmilá, também é o modo de expressão por excelência da religião Yorubá. Ifá contém os mais antigos conhecimentos da existência do universo.

A LEI DIVINA COBRA SUAS CONTAS

images

Pataki:

Havia um homem que tinha que atravessar o rio e quando chegou disse ao barqueiro se ele poderia levá-lo ao outro lado, o barqueiro respondeu que sim. Quando entrou no barco já pela metade do caminho, ele matou o barqueiro. Logo ao chegar do outro lado do rio havia um homem a sua espera que também foi morto covardemente por ele. Nesse momento havia um senhor que observava tudo e indignado diante dos fatos, se dirigiu aos pés de Olófin e Orunmilá e relatou a covardia que havia presenciado, desejando deles um castigo para o covarde, porém estes não deram importância.

CULTO A EGUNS

O culto a Egun é possivelmente o mais antigo dos cultos ancestrais de todas as religiões a nível universal. Tem como base render honras aos mortos, atender suas mensagens, requerimentos e necessidades. O termo “mortos”, se refere aos nossos ancestrais religiosos, nossos familiares, entes queridos e aqueles que devido a forma em que faleceram, não são conscientes de seu novo status de existência.

LIMITAÇÕES DO IYAWÓ DURANTE SEU PRIMEIRO ANO DE VIDA

10919210

Estas limitações são para cuidar do Iyawó no primeiro ano de vida.

Durante esse tempo, o Iyawó deve se vestir sempre de branco, por um lado para render homenagens a Obatalá, já que este é sua cor e ele é a máxima potência, o que governa o mundo, o dono de todas as cabeças.

IFÁ E CANDOMBLÉ

Lamentável que já no seculo XXI exista conceitos errôneos entre si dentro das religiões de Matrizes Africanas…Ifá em seu contexto filosófico busca o direcionamento do homem sobre a terra através de seu destino pessoal e dessa forma o homem encontre seu caminho nesse mundo de modo que cumpra seu destino e assim possa se realizar dentro de seu campo espiritual e material…