Arquivos mensais: outubro 2014

ODÚ TOYALE

10367603_384905125008271_4615034111302834321_n

O TOYALE é um Odú de Ifá projetado desde o céu e está composto por dois caminhos de ORUNMILÁ (espiritual e material) que se explicam por si só nos Odús de Ifá OYEKUN TEKUNDÁ e OGUNDA OYEKUN respectivamente.

O TOYALE se refere aos trabalhos e deveres que a pessoa tem marcados no céu (juramentos que fez) e que deverá realizar na Terra nos três vectores essenciais do ser integral, O CORPO, A MENTE e A ALMA.

Este TOYALE sempre estará em função da maior respiração que o homem ou a melhor está vivendo, que dizer, descreverá o ciclo correspondente as energias de ORUNMILÁ e para melhor compreensão da resposta.

 

Ifá Ni L’Órun

TRABALHO COM ERVAS PARA ACABAR COM BRIGAS E RIXAS

Hierbas en ate

Quando em uma casa há muita briga, faz-se:

OMIERÓ (ervas) com EGUE REYEYÉ PEONÍA (peoninha), EWÉ (Iroko), ONIBARA (alcaparras), EWÉ DUN DUN (Prodigiosa), água fresca, água de chuva e açúcar branca.

Com isso se refresca a casa.

Banha-se um a um, moradores dessa casa, com folhas de GOIABA BRANCA e folhas de EWÉ DUN DUN (Prodigiosa).

 

 

 Ifá Ni L’Órun

LIMPEZA COM ERVAS PARA A CASA

05112009_003

Usa-se um maço de Sempre Viva (Erva Fortuna), Aberikunló (Pimenta D’água) e Losna Branca.

Estas três ervas se divide pela metade para fazer dois maços.

Com um maço se sacode a casa e com o outro se coloca na água para limpar o chão, sempre de dentro para fora.

Depois pega-se os dois maços (o de sacudir e o de limpar), ateia-se fogo na frente da casa do lado de fora.

Em seguida joga-se água a fim de apagar o fogo e se coloca tudo na rua.

 

Ifá Ni L’Órun

 

 

 

 

RITUAL DE LIMPEZA AOS PÉS DE ELEGUÁ

hqdefault

Coloca-se alpiste aos pés de ELEGUÁ por 3 (dias) soprando aguardente e acendendo uma vela.

Ao terceiro dia, faz-se 3 (três) bolas com o alpiste, colocando dendê, mel e fubá (farinha de milho), o necessário para fazer 3 (três) bolas de alpiste.

Deixa-se por mais 3 (três) dias.

Ao terceiro dia, limpe-se com essas bolas.

Uma delas vai para o lixo.

VALORES DA MESA YORUBÁ

29823_266731190115835_1809081249_n

● Por que os menores não começam a comer, enquanto o façam os maiores?

Começar a comer antes de que o faça a pessoa consagrada maior, se considera uma falta de educação muito grande.

É parte do protocolo ético e de normas de vida nos caminhos de CULTO DE IFÁ e de ORISHÁS, porque estes são cultos de REIS e de PRÍNCIPES, porque seus devotos descenderam e descendem de REIS e de PRÍNCIPES e herdaram seu legado, por isso todos os ORISHÁS têm caminhos de reinado.

● Por que se toca ou se golpeia a mesa?

A mesa se “toca” ou se golpeia em duas ocasiões:

– Para começar a comer.

– Para deixar a mesa.

CERIMÔNIA DE ELEKES (COMO ENTREGAR OS FIOS DE CONTA)

img-1290

Entrega-se só os 5 (cinco) principais ELEKES (fios de conta), a menos que quem o entregue seja filho de um ORISHÁ distinto a esses 5 (cinco) ORISHÁS. Faz-se OMIERÓ (preparado de ervas) de OBATALÁ.

A pessoa deve ir tomar banho e lavar a cabeça com sabão da costa e ervas desse OMIERÓ de OBATALÁ e tudo isso se faz MOJUBANDO (rezando) e dando conhecimento do que está sendo feito.

KARI OSHA – ELEHAN – YOKO OSHA (FEITURA DE SANTO)

images

KARI OSHA ou YOKO OSHA é uma cerimônia ritualística que comporta a destruição do “EGO”, para assim formar a união entre o corpo físico e o mundo da transcendência (espiritual).

É representativa da força dos ORISHÁS presente no Cosmos, inelutável mediante a qual o oficiante “ORIATÉ” captura e direciona uma parte ao IYAWÓ.

OMIERÓ (PREPARADO DE ERVAS) A OBATALÁ PARA A TRANQUILIDADE DA CASA

Obatalá

Pega-se um pouco de bredo branco (caruru sem espinho), beldroega, erva de santa luzia, se por um acaso não se achar essa última, pode substituí-la por algodão, sempre viva ou folha da fortuna.

Coloca-se essas ervas de OBATALÁ com água fresca. Quine as ervas nas mãos, esfregando-as e depois coloca-se banha de ori e Efun.

Coloca-se essas ervas embaixo da cama pedindo a OBATALÁ tranquilidade, paz e que sempre se possa vencer os inimigos.

Por 16 (dezesseis) dias lave diariamente as mãos e o rosto com essa água. Depois, no final dos 16 (dezesseis) dias, com tudo isto, limpa-se a casa, respingando essa água por todos os cômodos.

Lembrando porém, que é necessário sempre colocar novas ervas frescas, substituindo as antigas.

 

Ifá Ni L’Órun

OSHÚN SALVA SHANGÓ DA PRISÃO

11004c8674eda80691f441903bb4367f

Em certa ocasião OYÁ aprisionou SHANGÓ e na porta da estadia onde o tinha preso, colocou IKÚ (a morte), parado esperando que SHANGÓ tentasse sair para impedí-lo.

Até que OSHÚN, mulher determinada e decidida, decidiu acabar com o martírio de SHANGÓ que, desde muito tempo, por ele era apaixonada. Conhecedora de que OYÁ, apegada a seus caprichos e vaidades, havia aprisionado SHANGÓ usando de carcereiro IKÚ (a morte), decidiu então corromper a moral de OYÁ, burlar a vigilância de IKÚ e arrebata-lo dali. Pegou uma garrafa de aguardente, azeite de dendê, mel de abelhas, peixe defumado, Efun, nove acarás e nove pelotas de inhame amarelo e se dirigiu até onde estava IKÚ vigiando a SHANGÓ. Mostrou-lhe tudo o que trouxe e o convidou a comer.

O REI ORGULHOSO

Orunla

PATAKI:

O Rei mandou buscar ORUNMILÁ para que lhe fizesse trabalhos espirituais, porém ORUNMILÁ mandou dizer que não podia ir, que se ele pudesse que fosse até sua casa, ao que o Rei respondeu que como isso poderia acontecer, como poderia ser possível que ele, um Rei, fosse se rebaixar ante a um BABALAWÓ ou a ouvi-lo, ou quiçá visita-lo.

Em poucos dias o Rei sonhou que estava em uma grande guerra e que ele levava a pior parte e que perdia o seu coração.