Arquivos mensais: março 2015

PARA SE TER BOA SORTE

cocos

Pegue 8 (oito) cocos secos os quais devem ser lixados e pintados metade com EFUN e a outra metade com ANIL (Waji).

Uma vez pintados, coloque-os num prato branco que seja grande.

Depois os coloque, ou em cima, ou na frente da sopeira de OBATALÁ, YEMANJÁ ou NANÁ BURUKU.

ÓBA E A TERRA OBAYOKOYÉ

images

Na terra OBAYOKOYÉ vivia ÓBA quem estava muito pobre, triste e decepcionada de ver sua terra sem prosperar por causa das pessoas que viviam ali que não gostavam de trabalhar e viviam do que ela buscava.

Isto acontecia com ÓBA por conta de uma maldição de SHANGÓ, pois ela com seu poder, acreditava ser muito forte e ele a havia feito passar uma vergonha, depois ela foi viver nessa terra que ela mesmo tinha colocado o nome. Era uma terra fraca, que quase não produzia e que não era reconhecida.

Quando ÓBA chegou ali cantou:

“OBAYOKOYÉ LODEÓ MAMAWÓ IBA SOREÓ”

OS DISFARCES DE OSHÚN

715d8f5ec1c17d0f2f852df44806eaa4

Cada vez que OSHÚN tinha um filho, porque andava em suas correrias pelo mundo, ia onde YEMANJÁ estava e lhe deixava os filhos.

YEMANJÁ os recebia e os criava, mas depois de sair, OSHÚN não voltava até que não lhe trouxesse outro, já que cada vez que ela chegava se disfarçava.

ELEGUÁ, que sabia de tudo, disse a YEMANJÁ que OSHÚN todos os dias passava por sua casa disfarçada e YEMANJÁ parou na porta da casa dela por indicação de ELEGUÁ.

PARA SE TER SAÚDE COM AZOWANO (OBALUAYÉ)

1290956762280_f

Pegue 7 (sete) cebolas roxas grandes

Descasque-as.

Corte-as em rodelas e frite no óleo de amêndoas até ficarem douradas.

Coloque tudo em um recipiente de barro médio.

Acrescente mel de abelhas, azeite de dendê, melado de cana, uma taça de vinho e efun ralado.

MAIS UM POUCO SOBRE ILDEÚ

98334d7caf0311e3ba9b0e8b4c58b844_6

ILDEÚ – Significa o que tem as portas da morte. É o terceiro dos gêmeos em nossa religião que se utiliza somente para o masculino como o varão que nasce depois dos gêmeos. Na verdade ele é filho de OSHÚN e SHANGÓ. Em um Pataki se explica que ILDEÚ foi raptado de sua terra e levado a outra. Ali se fez AWÓ e por esta razão é o único dos três que tem essa hierarquia. Isto quiçá explica a crença de que ILDEÚ é filho de OSHÚN e de ORUNMILÁ.

A este ORISHÁ se atribui a prosperidade e a estabilidade material. Para muitos IWOROS (religiosos) se recebe para afastar ou quitar a repugnância de muitas coisas ou simplesmente algo que tenha proibido de relevância em seu ITÁ. Por isso, quem recebe acusa quase que de imediato um pacto favorável nesse sentido.

O ORIATÉ WILLY RAMOS aponta o seguinte: “Este ORISHÁ equilibra as pessoas que estão passando um mal momento sentimental e dá firmeza dentro do matrimônio”.

TRADIÇÕES YORUBÁS REGRA DE OSHA LUKUMI

0dabda7bd4805b18a886a2859c0af8cd

As tradições da REGRA DE OSHA LUKUMI são zelosamente preservadas e o conhecimento completo de seus ritos, canções e linguagem, são um requisito prévio a qualquer participação profunda dentro da religião. Os iniciados devem seguir um regimento escrito e respondem por suas ações ante OLODUMARÉ e os ORISHÁS.

A medida que uma pessoa passa através de cada iniciação dentro da Tradição, seus conhecimentos ficam mais profundos e suas habilidades e responsabilidades aumentam. De fato, no primeiro ano que segue a sua iniciação dentro do sacerdócio, o iniciado ou IYAWÓ (esposo ou esposa do ORISHÁ) deve vestir-se de branco durante esse ano completo. Um IYAWÓ não deve usar maquiagem, nem sair à noite durante o término desse tempo, entre outras determinações.

IFÁ CONSERVAÇÃO ESCRITA

Todos os sacerdotes de Ifá que chegaram a Ilha de Cuba levaram em seus corações e mentes a sabedoria de Ifá, estabelecendo ali como sua nova terra.

No início da chegada de Ifá na Ilha, estes sacerdotes Nigerianos deram início a disseminação do conhecimento litúrgico e filosófico de Ifá. Bernardo Rojas foi um dos primeiros Babalawós nativos da Ilha que foi consagrado por Adesina (nigeriano) este primeiro esteve ao lado de seu maestro muitos anos até o dia de sua morte aprendendo tudo sobre Ifá.

ADIMU A OYÁ, OFERENDA PARA VENCER OS OBSTÁCULOS

hqdefault

Coloque em um refratário de barro 9 (nove) beterrabas cruas

Tempera-se com 9 (nove) atarés (pimenta da costa) uma em cada beterraba e

Epó (dendê)

Depois coloca-se vinho tinto seco e melado por cima

ELEGUÁ E O FILHO DE OLÓFIN

10984277_768157329941380_7492918684923028016_n

O filho de OLÓFIN estava muito triste porque seu pai estava enfermo gravemente e não havia modo de curá-lo.

ELEGUÁ ao ver como ele estava, lhe perguntou: O que acontece contigo que estás tão triste? Ele respondeu: é por meu pai que está muito grave e dizem não ter cura. ELEGUÁ perguntou:

E o que você me dá se eu curar seu pai? O que você quiser. Disse o filho de OLÓFIN. ELEGUÁ disse: Pois bem, vá a beira do mar. Ali encontrará uma mulher gorda sentada sobre um pilão.

A FILHA DE OSHÚN

ochun amarillo

Havia um indivíduo que era AWÓ NI ORUNMILÁ e os sábios os aconselharam que ele iria ver um pleito, lio ou tragédia. Que não se metesse e que não poderia averiguar o que havia acontecido, já que isto poderia prejudicá-lo muito. Também disseram que não fosse avarento e que jamais levantasse a mão a uma mulher e muito menos a uma filha de OSHÚN.

Este AWÓ era desobediente, esquecido, caprichoso e só fazia o que ele tinha vontade e não dava importância do que lhe diziam.

Um dia teve um problema em sua casa e saiu.

Estando sentado perto de um jardim, tratando de organizar seus pensamentos para ver que caminho ia seguir, se sentou ao seu lado uma jovem de boa aparência feminina e ambos começaram uma conversa agradável, onde ele contou a ela o momento pelo qual estava passando e a jovem o convidou a ir em sua casa.