Arquivos mensais: abril 2015

OFERENDA A OBATALÁ PARA MANTER A CALMA E ESFRIAR A CABEÇA

religiosidade-oxala-opaxoro-salvador-bahia-1

Sobre uma bandeja coloque:

1 (uma) porção pequena de arroz branco cozido (sem sal, sem temperos).

1 (um) suspiro

4 (quatro) copos de leite

1 (uma) porção de arroz com leite

1 (uma) manteiga de cacau inteira

1 (uma) abóbora (pequena),

AZOWANO (OBALUAYÉ) A MEDICINA QUE CURA

8255554225865583

Na terra de OSUN IRAWÓ, viviam um rei e uma rainha que eram muito poderosos, que se chamavam ODUAREMU e EKUBIJOGAN.

Eles viviam instruindo a cada um dos habitantes daquela terra, a adoração que tinham que ter para com os EGUNS que haviam sido donos daqueles lugares.

Eles tiveram um filho no qual nasceu muito fraquinho e desforme. Por esse motivo lhe puseram o nome de AZON que significa enfermidade.

Este sempre andava pelas terras de seus pais e ninguém queria reconhecê-lo. Foi desenvolvendo então um caráter rebelde, que não dava importância e não fazia caso a ninguém e então como resultado disso, um dia topou com a morte a qual lhe disse:

O COMERCIANTE DE BOM CORAÇÃO

7407836634_116cd0f2bc_b

Havia um comerciante de bugigangas que em pouco tempo prosperou e ampliou seu negócio. Inteirada disso uma irmã do comerciante lhe pediu que ele a deixasse viver em sua casa em companhia de seu esposo e como aquele homem tinha um bom coração e nobres sentimentos, aceitou.

Pouco tempo depois, às costas do comerciante, a irmã falou a seus outros irmãos que eram 7 (sete) no total, para que fossem viver todos juntos e ao inteirar-se disso, o comerciante voltou a aceitar.

OFERENDA A OGUN PARA EVITAR UM MAL

images (2)

Quando queremos evitar algo de mal ou livrar-nos de um percalço, podemos realizar a seguinte oferenda a OGUN:

Prepare 7 (sete) peixinhos (podem ser manjubinhas) frescos (com as vísceras, sem limpar).

Em cima de cada um deles coloque um pouco de epó (dendê), ori (banha de ori), manteiga de cacau ralada, mel de abelhas, melado de cana e um grão de ataré (pimenta da costa).

Colocar os 7 (sete) peixinhos em um recipiente e este em cima da panela de OGUN durante algumas horas (de 3 a 7 horas) e acende-se duas velas de 7 horas enquanto pedimos a OGUN proteção.

CONTINUAÇÃO: BABALAWÓS DE IFÁ: DA NIGÉRIA ATÉ A PRESERVAÇÃO EM CUBA

mapa2

A maior FAMÍLIA de BABALAWÓS em CUBA foi a de BERNARDO ROJAS, porque ele foi quem mais afilhados consagrou e além disso era ele que mais tinha capacidade. Todas as demais FAMÍLIAS de IFÁ que existiam na época ajudavam a BERNARDO ROJAS em busca de conselhos e de orientação e de união a ele, menos a de ASUNCIÓN VILLALONGA, que era distinta.

Outro dos grandes pilares de IFÁ em CUBA foi TATA GAITÁN, nascido em MATANZAS e de pai africano. Depois de conseguir sua liberdade, se mudou para CAMAGÜEY onde fez IFÁ (cerimônia para BABALAWÓ), sendo seu padrinho o africano LUGERY (OYEKUN MEJI).

BABALAWÓS DE IFÁ: DA NIGÉRIA ATÉ A PRESERVAÇÃO EM CUBA

Mapa+étni..

O primeiro sacerdote de IFÁ que foi para CUBA foi ADESINA. Há quem diga que sua liberdade foi comprada por outros YORUBÁS que reconheceram sua categoria como REI e que ele nasceu na ÁFRICA OCIDENTAL a princípios de 1800. ADESINA significa “Coroa abre Caminho”.

Há uma história que conta que quando ADESINA foi capturado como escravo, ele se encontrava dando de comer a seus atributos religiosos.

Surpreendido, engoliu os seus IKINS e logo os evacuou no barco que o trairiam para CUBA.

Quando ADESINA chegou na ILHA, o colocaram para dirigir a carroça da casa e a fazer outros mandos entre outras coisas.

PARA REFRESCAR A CABEÇA E PENSAR COM CLARIDADE

1328290037_3

Ingredientes:

Algodão

Efun

Manteiga de Cacau ralada

Coco ralado

Inhame (Acará) ralado

Água de Coco

Um pano branco.

A NECESSIDADE DE SHANGÓ

26ff0417e559f648462a66aaa6844529

SHANGÓ era o governador de um povo onde tinha muitos negócios. Mas um dia lhe veio maus tempos e os negócios começaram a andar para trás. Ele apreensivo de encontrar-se nessa situação a que não estava acostumado, decidiu ir embora daquele povo.

Seus familiares disseram:

“Por que não vais ver a ORUNMILÁ te consultar com IFÁ antes de partir?

SHANGÓ assim o fez e ORUNMILÁ disse que ele teria que fazer alguns sacrifícios e oferendas e disse que ele deveria levar tudo na praia.

O NASCIMENTO DE ELEGUÁ AGBONI

1121635YWE_1_-1

YEWÁ, filha de ODUDUWÁ, vivia em um cativeiro num buraco no fundo da terra que se comunicava com o mar.

Tomavam conta dela BROMU e BRONSIÁ. BROMU era com ela mais complacente do que BRONSIÁ e apesar das instruções que tinha, a permitia certos passeios à beira do mar, coisa que YEWÁ gostava muito de fazer.

Desses passeios começou a nascer uma certa simpatia entre ambos, que se converteu em atração e nasceu então um romance entre os dois, terminando em várias relações amorosas onde YEWÁ ficou grávida.

Desesperados e com medo da ira de ODUDUWÁ, decidiram interromper a gravidez de YEWÁ. Foram então procurar OZAIN e fugiram para isso, aproveitando que BRONSIÁ dormia.

RITUAL COM ELEGUÁ PARA AFASTAR A INVEJA

11081094_770012599778490_2091147548262791489_n

Quando encontramos muitos obstáculos e dificuldades na vida é muito frequente que a causa seja as más vibrações enviadas por algumas pessoas de nosso entorno que nos invejam, ainda que às vezes pensemos que não há motivos para que nós provoquemos esse sentimento nos demais.

Para isso podemos realizar o seguinte ritual facílimo com ELEGUÁ:

Coloquemos um coco seco em cima de um prato branco diante ELEGUÁ.