Arquivos mensais: junho 2015

PARA RESOLVER SITUAÇÕES DIVERSAS E PODER TER PROGRESSO

agganaeri_olokun_by_olookwmyemiderege-d3dg40s

Faça o seguinte Oferenda ADIMU (comida) a YEMANJÁ:

Prepare dois cocos secos sem abri-los. Lixe-os até ficarem lisos.

Usando um pincel, pinte um de azul, com waji e água e o outro de branco, com efun e água.

Acenda uma vela de 7 (sete) dias em um lugar alto para YEMANJÁ.

ADIMU OU OFERENDA PARA SE TER O QUE DESEJA

Yemanjá, Eleguá e Ogun

Este ADIMU se oferece a YEMANJÁ, ELEGUÁ e OGUN.

Para prepará-lo, coloca-se para cozinhar em uma panela com muita pouca água e bem tampada, pedacinhos de batata descascados e cortados em quadradinhos.

Coloque na água um pouquinho de sal, um galho de canela em pau e umas folhas novas de laranja pera.

Deixe amolecer bem as batatas e então se agrega melado de cana.

ONDE SE COLOCA OSUN (OZUN)?

20150515_230850

OSUN em muitas casas é colocado no chão, porque por representar nossa estabilidade esta deve estar em um lugar firme e não pelos ares.

Em outros lugares e na maioria deles, ele fica ao lado de ORUNMILÁ no alto por ser este o bastão de IFÁ, já que foi o lugar que lhe deu OLÓFIN, depois de o ter castigado por não haver exercido sua obrigação de vigilante da casa e o condenou ao chão para sempre.

OXUM E ÓBA: ESSENCIAIS PARA SEUS FILHOS

Óbba e Oshún

OXUM governava na terra onde tudo era alegria e felicidade. Vivia em um Castelo que ficava entre o mar e o rio. Naquele Castelo chegou sua irmã ÓBA e pediu abrigo, pois estava fugindo do mundo, decepcionada com os homens. Vinha acompanhada de seu povo, que emigrava junto com ela.

OXUM lhe deu abrigo e foi dando também o governo de seu povo a ela e obrigou a este povo a reconhecê-la como sua irmã maior e que lhe rendessem cultos e honras.

Certa vez, OXUM teve que se afastar de seu povo por obrigações com outras terras que dependiam dela e deixou ÓBA a frente de seu governo.

AGANJÚ E A LUZ DO ENTENDIMENTO

478d6c24375c90dd4f3d236346352693

Na Ilha de KETE, o povo era OGE (meio que distraído). Ali ninguém dava atenção aos ORIXÁS nem fé em IFÁ e essa gente pensava pouco. Entre eles havia um que era filho de OXUM, que fazia tudo por ele e tal era assim que ela o levou para se consultar com ORUNMILÁ e este orientou a plantar a PALMA na ilha ODÉ KETE.

A PALMA sempre atendia o filho de OXUM, pois aquela árvore lhe despertava o interesse e ele se mostrava diferente dos demais habitantes da ilha.

OLÓFIN, cansado daqueles seres e do descaso deles, despertou um GIGANTE que vivia em um buraco no interior de um VULCÃO, para que este destruísse a ilha e seus habitantes.

Nesse dia o filho de OXUM estava ao lado da PALMA e viu o GIGANTE e então subiu na palma. O GIGANTE então o saltou para outra ilha.

O DESTINO DE CADA UM

650_1000_10003026715_15fdede2f2_c

Havia um AWÓ que se sentia muito mal na Terra por conta da miséria que estava passando. Um dia suplicou a OLÓFIN (Deus) que lhe tirasse esse destino pesado que carregava.

Assim o ouviu OLÓFIN e o levou à sua casa, onde havia um lugar com muitos destinos humanos.

Então OLÓFIN perguntou a ele que destino ele queria ter, que tipo de dificuldades queria passar na vida.

ADIMU A OSHÚN PARA SE OBTER ALGO QUE DESEJA

63ddfe102479513ea9adcd62c82c7f51

Ingredientes:

Um peixe pargo

Óleo de amêndoas

5 Atarés (pimenta da costa)

5 camarões secos

Mel

1 vela de 7 (sete) dias.

A CONSIDERAÇÃO DE OGUN E SHANGÓ

20 - Orixás 1

Havia um pássaro muito feio que não tinha nada em particular, nem sequer nas penas e sendo tão feio estava cheio de ARAYÉS (inimigos) que queriam que ele OTOKU (morresse).

O pássaro ao ver isso foi à Casa de ORUNMILÁ para que este o consultasse com IFÁ, o qual lhe aconselhou a fazer sacrifícios e oferendas.

INLÉ ABATA O ORISHÁ DA PAZ

Inle-abata

Este ORISHÁ é médico e antes de OZAIN tinha o poder de toda a BOTÂNICA.

Ao contrário do que se pensa, não é OSHÓSI e só nasce junto com ABATA, sua esposa e companheira. Vem à Terra no Odú de IFÁ OKANA SODE, enquanto que OSHÓSI vem em OSHE POLOKANA.

Patrono de todos os BABALAWÓS e por isso todos devem tê-lo.

Além disso é bom caçador e pescador e grande PACIFICADOR. Natural de ILOBU, tem três aspectos: Homem, Rei e Homem Peixe.

NÃO SE SOBREPÕE A VONTADE DE OLÓFIN

d31a0c2ee7aae30758a84bdc7bb51409

Havia uma mulher que não tinha com o que distrair os seus dias e uma certa vez pediu a ORUNMILÁ que ele fizesse algo para que ela tivesse um filho.

ORUNMILÁ lhe consultou com IFÁ e aconselhou que ela fosse à Casa de OBATALÁ e de YEMANJÁ.

Quando a mulher chegou no alto da colina para falar com OBATALÁ, este depois de ouvi-la lhe respondeu: “Isso que você deseja pode lhe trazer maus resultados, pois não podes ter esse filho, porque o espírito que vai reencarnar é o de uma ETÚ (galinha d’angola) e por isso vai ser muito tolo e arteiro”.

Ela respondeu: “Babá, mas é o que eu quero para me que meus dias sejam mais felizes e agradáveis”. OBATALÁ então lhe respondeu: “Está bem, TO IBAN ESHU.