Arquivos mensais: setembro 2015

ADIMU (oferenda) A AGANJÚ

i282882364584845564._szw1280h1280_

Pode ser oferecido também a IBEJI e ELEGUÁ

Ingredientes:

6 a 7 bananas verdes grandes

Azeite de dendê

Mel de abelhas

Pimenta da Costa

ODÉ: O ESPÍRITO DO CAÇADOR

hqdefault (1)

ODÉ se apresenta como o pai de OSHÓSI, filho de YEMANJÁ e OSSAIN. É de grande importância entre os caçadores místicos. É uma espécie de entidade que vive como OSSAIN, do qual se diz que é filho legítimo.

A ODÉ se relacionam 101 (cento e uma) espécie diferentes de aves, ainda que em suas cerimônias se utilizem só 21 (vinte e uma) espécies.  Leva muitas raízes.

Monta-se um boneco que tem a LERI (cabeça) forrada de cawuries (búzios) e adornada com uma cabeça de veado com suas galhadas e dois chifres de boi.

O PORQUÊ OS AWÓS TÊM A OBRIGAÇÃO DE APRENDER IFÁ

PATAKI

Na terra ABEYAMI vivia um AWÓ LERI IFÁ que não tinha conhecimento de nada de IFÁ, mas sim tinha uma grande ambição por fazer algo.

OBATALÁ lhe havia dado seu ASHÉ, mas sempre o aconselhava para que adquirisse conhecimentos para que um dia ele não perdesse sua sorte e o ASHÉ que ele havia lhe dado.

Muitos ALEYÓS visitavam a casa desse AWÓ, pessoas de distintas partes do território no qual vivia e o AWÓ LERI IFÁ fazia seus trabalhos de acordo com as necessidades de cada um. Porém quando esses ALEYÓS terminavam tudo, iam embora e não voltavam mais e AWÓ LERI IFÁ não se preocupava com eles, porque sempre vinham novos ALEYÓS que sempre traziam ABEYAMI LADÉ IFÁ.

LUZ DE OSHÚN PARA SE TER BÊNÇÃOS NA UNIÃO MATRIMONIAL

Velas-en-calabazas-1

Ingredientes:

Uma abóbora moranga.

Mel de abelhas.

Azougue.

Cinco tipos de vinhos doces diferentes (só um pouquinho de cada).

Um pouco de aguardente.

Cinco anzóis pequenos.

IGBODU DE ORISHÁ (QUARTO SAGRADO ONDE SE CONSAGRA ORISHÁS)

WP_000562-1728x800_c

O IGBODÚ DE OSHA representa o lugar cerimonial mais importante de nossa bela RELIGIÃO REGRA DE OSHA LUKUMI. Também conhecido no CANDOMBLÉ como RONKÓ.

É o lugar de consagração de todo OMO ORISHÁ ou BABALAWÓ (no caso do BABALAWÓ se chama IGBODÚ DE IFÁ).

Este quarto requer uma preparação prévia. Tem que ser refrescado com ervas espirituais e lavado previamente com elas, assim criando um ambiente propício para o novo iniciado.

A IMPORTÂNCIA DO USO DOS IDÉS (PULSEIRAS)

images (4)

O IDÉ DE PRATA ou PULSEIRA DE PRATA como queiram chamar, tem como grande significado o selamento de um pacto e não é outro o pacto, senão o que fazemos nós Sacerdotes e Sacerdotisas junto a OBATALÁ no momento de nossa iniciação em ORISHÁ.

Não importa o ORISHÁ que tenhamos feito ou coroado, todos temos o referido IDÉ DE PRATA. Este pacto é de compromisso religioso e sacerdócio ante OBATALÁ que é o maior de todos os OSHAS e ORISHÁS e que ajudou a OLÓFIN (DEUS) na criação do mundo.

LUZ DE OBATALÁ PARA SE TER PAZ DE ESPÍRITO NO LAR

25

Pegue um coco d’água.

Abra-o e retire um pouco da água.

Acrescente óleo de amêndoas doce, ori (banha de ori), Efun.

Coloque no centro disso uma vela acesa (das que boiam) por 4 dias.

O COLHEDOR DE ERVAS DE OSSAIN

Jean-Francois-Millet-Buckwheat-Harvest-Summer-1728x800_c

O COLHEDOR DE ERVAS, ainda que tenha uma importância suprema em nossa religião, hoje em dia tem sido menos apreciado. Seu ofício basicamente é conhecer as ervas de ORISHÁS. Sua característica é de conhecer com propriedade quais são as ervas principais e quais são as ervas secundárias.

Todo COLHEDOR DE ERVAS deve levar um “direito” a OSSAIN, dono das ervas e das vegetações, da sustentação da vida no planeta.

Sendo assim não nos custa nada levar seu tributo que pode ser alguns ADIMUS (oferendas). O COLHEDOR DE ERVAS é absolutamente necessário, antes de qualquer cerimônia de OSSAIN em OSHA, IFÁ, PALO MAYOMBE e até mesmo no CANDOMBLÉ afro-brasileiro.

O TRONO: ELEMENTO DE IMPORTÂNCIA E MOFORIBALÉ (REVERÊNCIA)

346e976413f796be0cb8c8dd6f6874ce

Como bem a palavra é conhecida, o “TRONO” é o lugar onde se sentava o REI de uma nação para ser contemplado por seus súditos ou para as festas e celebrações, com tecidos e assentos de luxo junto com sua RAINHA. Na RELIGIÃO YORUBÁ ou REGRA DE OSHA LUKUMI como comumente é conhecida, esta definição de TRONO não é muito distinta, já que em nossa cultura os ORISHÁS são os REIS por natureza que estiveram em algum momento na Terra.

Já que agora sabemos qual é a definição da palavra, qual é o verdadeiro significado do mesmo? Quando uma pessoa coroa ORISHÁ (faz santo) KARI OSHA ou YOKO OSHA, seu nascimento é realizado dentro de um quarto sagrado com muitíssimas coisas, entre elas um TRONO com tecidos de cor categórica do ORISHÁ em questão (como por exemplo, OSHÚN – amarelo, YEMANJÁ – azul, OBATALÁ – branco, OYÁ – marrom ou vinho tinto, SHANGÓ – vermelho, etc.)  adornos, flores, luzes, etc. Cabe destacar que isso varia de acordo com as possibilidades de cada um. Não pode faltar uma esteira no chão, mas o importante não é o adorno em si e sim o significado e sacramento que isso tem, e no caso do YAWÓ que está nascendo, se está celebrando o nascimento de um REI.

A ELEGUEDÉ (ABÓBORA) DE OXUM

download

OXUM, depois de ter parido muitos filhos, se deu conta que tinha deformado seu ventre.

Ela chorou muito e foi emagrecendo de tristeza. Um dia foi buscar ervas distintas (EWÉS) para fazer pedidos.

O primeiro pedido ela fez com uma cabaça e a mesma secou e quando a movia soava como um chocalho e o ruído a perturbava.