Arquivos mensais: fevereiro 2016

NANÁ BURUKU

 

images

OBALUAYÉ, AS TERRAS ARARÁ (DAHOMEY, DJEDJE) E NANÃ BURUKU

BABALUAYÉ é um ORISHÁ muito poderoso e forte, mas vivia sem filhos, sem família e como todo homem, necessitava de uma mulher. Foi então que ele se deitou com DADA BANANI e como sua enfermidade não tinha curado totalmente, ele a enfermou e a ferida começou a apodrecer no meio da cabeça dela e como ela tinha um cabelo muito comprido, cobria a ferida com uma trança. Até que um dia ESHÚ ouviu uns gemidos e se dirigiu até o lugar de onde partiam esses gemidos, encontrando com DADÁ, que era quem se queixava e viu que DADÁ tinha uma ferida no meio da cabeça. Então foi até onde estava AGANJÚ, o irmão mais velho de DADÁ e de SHANGÓ e lhe contou o que viu na cabeça dela.

DA FRUSTRAÇÃO NASCE A INVEJA

Todo covarde é fraco, todo fraco é medroso, todo medroso é frustrado e todo frustrado é pretensioso, todo pretensioso é orgulhoso, que também é ingrato, hipócrita etc….. Simples!

A falta de humildade faz com que os homens se avaliem sem moderação, atribuindo a si mesmos qualidades que não as têm, motivados pela necessidade de fugir dos traumas de infância, amorosos, familiares, profissionais que foram submetidos pela vida, ou por suas imaturidades emocionais.