Arquivos mensais: julho 2017

INLÉ E ABATA ORIXÁS DA ESTABILIDADE DA FAMÍLIA

História

Estes ORIXÁS nasceram em TAKUÁ, antigo Império OYÓ.

ABATA é mais velha que INLÉ, pois quando este nasceu ela era jovem. A terra onde nasceram se chamava EGUNGUN porque estava rodeada de pântanos e nunca se sabia nada do que nela penetravam.

Esta terra era protegida por uma grande serpente azul com muitas pintas douradas e negras e dois chifres chamada ADAMO e tinha pacto com OXUMARÉ para cuidar de INLÉ e ABATA e toda sua família.

LUCUMI – ANTIGA TERRA YORUBÁ

Introdução

  1. A seguir falaremos um pouco da origem do termo LUCUMI, sua origem, localização, cultura e religião. Abordaremos desde ÁFRICA até o Novo Mundo, como se deu sua preservação e como ainda é usado e empregado no ocidente por todos da Tradição YORUBÁ. Veremos alguns resultados de anos de pesquisas de diversos cientistas sobre o tema.

Origem e Preservação

Muito se tem especulado sobre as origens do término LUCUMI. Lydia Cabrera disse a respeito: “LUCUMI é o nome que se dá em Cuba, aos YORUBÁS, que ocupam a parte OCIDENTAL do sul da NIGÉRIA, com as províncias de ABEOKUTÁ, LAGOS, YEBÚ, ONDO” (1).

IFÁ UMA FILOSOFIA DE VIDA

IFÁ é TUDO que compreende desde o mais simples ao mais complexo na busca por soluções de variadas gamas de acontecimentos que ocorrem na vida diária.

IFÁ é orientar o caminho com direção e sentido; IFÁ é praticidade, é ética, é solidariedade frente a necessidade, é sacerdócio ante a dor humana. É desvendar problemas futuros e revisar problemas passados. IFÁ é guiar, orientar, prevenir, enfim, IFÁ é TUDO.

A RELAÇÃO DE BOROMU E BOROSIÁ COM ODUDUWÁ E YEWÁ

BOROMÚ e BOROSIÁ são deidades de sua importância local, como muitas outras divindades que ao chegarem em terras americanas ganharam popularidade e se fizeram conhecidas em todo o conglomerado YORUBÁ aqui representado.
 
São de origem EGBADÓ, pois seu culto, apesar de hoje estar muito vinculado a ODUDUWÁ, originalmente se associava mais a YEWÁ e OLOKUN.
 
A associação com corpos desmembrados, decomposição anatômica e tudo mais que envolve essas deidades deve-se por conta da associação com os ORIXÁS YEWÁ e ODUDUWÁ.