APETEBI – IKOFÁ: A INICIAÇÃO DA MULHER EM IFÁ

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IKOFÁ é o nome dado a consagração que se realiza as mulheres que se iniciam em IFÁ e após os cerimoniais religiosos necessários para tal iniciação, passam a se chamar APETEBI NI ORUNMILÁ, que significa “A ESPOSA DE ORUNMILÁ”. Também é o grau mais alto que a mesma alcança dentro do culto.

O termo “ESPOSA DE ORUNMILÁ”, refere-se à ligação espiritual que, a partir do momento de sua iniciação a mulher terá junto ao profeta, dando a mesma o direito de receber de IFÁ os benefícios espirituais necessários, de acordo com suas necessidades espirituais, como ,por exemplo: a revelação do seu destino através de seu ODÚ, os ebós específicos para vencer as adversidades de sua vida e assim, estabelecer a saúde, o equilíbrio financeiro, a felicidade, a realização e a paz familiar, a harmonia matrimonial e principalmente as orientações fundamentais para um convívio social e familiar feliz.

O IKOFÁ é uma cerimônia que se realiza às mulheres, independentemente que a mesma seja esposa de um BABALAWÓ, como narra o ODÚ ODI MEJI, onde OXUM foi a primeira mulher a se iniciar nos segredo de IKOFÁ, o pataki abaixo nos afirma, categoricamente que OXUM no momento de sua iniciação não era esposa de ORUNMILÁ e sim tornou-se futuramente nos deixando claro e desfazendo mitos de que  a mulher para ser APETEBI tem de ser esposa de BABALAWÓ, mesmo porque o termo APETEBI ao pé da letra significa: “A QUE VEIO DA ENFERMIDADE”, pois OXUM quando procura ORUNMILÁ estava ENFERMA por conta das perseguições de IKÚ. Portanto, OXUM foi a primeira mulher a se iniciar, estabelecendo a partir de então o nascimento do cerimonial de IKOFÁ às mulheres, graças a ORUNMILÁ e a OXUM, salvando assim as mulheres e seus descendentes.

Dado aos fatos contidos no ODÚ ODI MEJI (escritura sagrada de IFÁ), ORUNMILÁ salva OXUM das perseguições de IKÚ (morte) e de todos os arrastes. Iniciando a mesma nos mistérios do IKOFÁ, tornando-se OXUM APETEBI e posteriormente sua esposa.

A escritura nos deixa claro a força e o poder que o IKOFÁ exerce na vida da mulher, principalmente na saúde, no equilíbrio emocional, quebrando as maldições, trazendo a felicidade conjugal, etc. Como ocorreu com OXUM.

A espiritualidade de ORUNMILÁ é fundamental para a mulher, independente de seu ORIXÁ ou segmento religioso. Digo isto pela seguinte razão de que: nem ORIXÁ TUTELAR, nem segmento religioso irão suprir ou substituir a importância fundamental que IFÁ exerce na vida da mulher.

Pois IFÁ é parte de todos os seres humanos e está contido dentro do espírito de cada ser, pelo simples fato de termos um destino e um propósito real por estarmos vivos. Este propósito em toda sua amplitude chama-se IFÁ.

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É importante ressaltar não só os benefícios que o IKOFÁ traz a mulher em sua essência, como a todas as mulheres que cultuam os ORIXÁS YORUBÁS, principalmente as filhas de OXUM por ser a percussora do culto, as filhas de OYÁ, ÓBA, YEWÁ, por sua ligação transcendental com os espíritos e com a adivinhação e a ligação com IKÚ, as filhas de YEMANJÁ, pois através de seus filhos pode se lavar o IKOFÁ, NANÃ e todas as YABÁS do culto YORUBÁ.

A essas mulheres afirmo que diante de fatos relevantes não ter IFÁ é não ter grande parte de sua espiritualidade intuitiva, materna, religiosa, etc. Digo isto principalmente às mulheres líderes no culto, pois também por serem mães-de-santo e terem com isso o dom da maternidade religiosa, a necessidade vital de ter IKOFÁ nos mostra claramente OXUM quando recorre a ORUNMILÁ em prol do nascimento de seu filho. Já que OXUM representa a fertilidade espiritual em nosso culto.

PATAKI (HISTÓRIA)

IKÚ vivia com ODUDUWÁ que era quem guardava o segredo de IFÁ, mas IKÚ estava apaixonado por OXUM e para que ela correspondesse às suas intenções, este sempre estava dizendo e entregando segredos de IFÁ e entre estes segredos, entregou a ela dois ADELÉS (IKIN CONSAGRADO), daqueles que ODUDUWÁ tinha em sua casa. Mas acontecia que nem mesmo assim, IKÚ conseguia fazer com que OXUM gostasse dele e correspondesse seus sentimentos. Na verdade OXUM gostava de ORUNMILÁ e quando IKÚ descobriu tais sentimentos tratou de destruí-la.

Todos os dias IKÚ mandava sombras más a OXUM, por isso ela sempre estava passando mal, pois já estava grávida de ORUNMILÁ e sentia medo de que IKÚ acabasse também com seu filho.  Mas OXUM era muito amiga de YEWÁ e foi até ela e levando um presente começou a chamá-la.

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Então YEWÁ apareceu e acompanhou OXUM até onde estava ORUNMILÁ, que ao consultar IFÁ para ela viu o ODÚ ODI MEJI e ORUNMILÁ disse que para que nascesse o filho de ambos, devia dar-lhe o segredo de IKOFÁ. Então ORUNMILÁ pediu a OXUM os ADELÉS NI IFÁ que IKÚ lhe havia entregado e os pôs no piso e cantou:

“BI TI BI TI BI TI RÉ …” ….e os pôs nas mãos de OXUM, chamou seus três filhos, que eram dele com YEMANJÁ, AWÓ AKIDE, ASETO E AWÉ para que lavassem e consagrassem o IKOFÁ a OXUM. Deram-lhe EJEGBALÉ e então moviam os ADELÉS junto com os de ORUNMILÁ, sacando ODI MEJI.

E então entregaram o segredo de IKOFÁ e assim puderam salvar todas as mulheres e seus filhos, onde se entregou o primeiro IKOFÁ para a mulher no mundo.

FUNÇÕES RELIGIOSAS DAS APETEBIS NO CULTO DE IFÁ

Destacamos agora a importância das mulheres no CULTO A IFÁ a partir do momento de sua iniciação, sua posição e suas atribuições junto ao culto, no que diz respeito também aos cerimoniais realizados e sua influência como peça fundamental para o melhor andamento das mesmas. É importante frisar que, em nosso culto toda mulher que recebe a cerimônia de IKOFÁ alcança o maior nível de graduação religiosa. Sendo elas essenciais para o desenvolvimento estável e harmônico dos cerimoniais.

Dotadas de uma sensibilidade única, a APETEBI com sua essência envolvente e carismática torna mais suave e agradável todo e qualquer desenvolvimento religioso, tornando aprazível e acolhedor o contato com as pessoas, seja recepcionando em suas casas religiosas, seja orientando, seja atuando no auxílio aos cerimoniais, permitindo assim a chegada de ORUNMILÁ em um ambiente harmônico e puro, onde deve se realizar os rituais a IFÁ e assim obter uma manifestação espiritual completa de ORUNMILÁ. É fundamental a atuação das APETEBIS, dando atenção às necessidades dos sacerdotes, contribuindo para o melhor andamento dos rituais, seja preparando os ADIMUS SAGRADOS ou servindo as mesas cerimoniais, ou seja, recepcionando os presentes.

As APETEBIS também possuem um papel importante na socialização e convívio harmônico entre afilhados, consulentes, sacerdotes,etc. se desenvolvendo espiritualmente diante de suas funções, conhecendo os PATAKIS mencionados pelos BABALAWÓS durante os cerimoniais, aprendendo a cultuar melhor seu ORIXÁ. As APETEBIS aprendem em IFÁ e em comunhão com seu padrinho na casa de IFÁ, os conceitos religiosos básicos para ter uma vida mais feliz, buscando as orientações baseadas na escritura sagrada que as levam a um nível espiritual grandioso, como já conheci APETEBIS de anos de religião com uma sabedoria surpreendente.  Os BABALAWÓS invocam as divindades e as APETEBIS amparam-nos dando o auxílio fundamental para que tudo seja ODARA. E assim recebendo as bênçãos de ORUNMILÁ.

IBORU, IBOYA, IBOSHESHE!

 

Ifá Ni L’Órun 

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