VERDADES OCULTAS E ESQUECIDAS

 

Quando fazemos referência a OSHA-IFÁ, não devemos ignorar que ambas expressões religiosas são produtos da LEI DE CAUSA E EFEITO.

Ao afirmarmos isso, tomamos o fato de que ao revelar as situações que se anunciam para o consulente, também devemos indicar o que se deve fazer para evitar que se suceda o fato anunciado.

Muitas vezes para isso não se requer oferendas e sacrifícios e sim mudar um modo de vida, realizando novas disposições e outras atividades ou ações que levem ao desaparecimento desse mal que perturba a pessoa.

Portanto, OSHA-IFÁ é uma manifestação que busca a imposição do lógico sobre os acontecimentos futuros e não um conformismo. Aí está a diferença para outras religiões, onde se ensina que tudo que acontece é pelo desejo de DEUS e este é o responsável por todo o imprevisto acontecido, abstraindo-se da existência do livre arbítrio no qual o ser humano determina seus passos.

Somos nós mesmos, com nossas decisões, é que fazemos o bem e o mal, que são alertados pelos ORIXÁS. O ORIXÁ prediz que no futuro a pessoa terá um desencadeamento de fatores negativos como, por exemplo, se enfermar, prisão, perdas, etc., impulsionadas por ações que a própria pessoa realiza, dando lugar a presença de vibrações negativas e que podem de certa forma evitar.

Isso indica que se está sob a influência da LEI DE CAUSA E EFEITO. Se o ORIXÁ sinala que há problema cardíaco e ao não dar atenção as orientações e conselhos que indica o ORIXÁ, poderá desencadear uma situação que o levará a problemas mais sérios e urgentes. Essas situações são de efeito e têm duas causas, de não ter dado importância aos conselhos a tempo e de ter continuado a realizar atividades previamente advertidas, que atentarão sobre seu estado de saúde. Isso é CAUSA e EFEITO.

Devemos ter consciência que OSHA-IFÁ ao advertir e aconselhar o que fazer, está mostrando uma forma de vida, uma conduta tal que é a que devemos assumir para evitar males maiores. OSHA-IFÁ é um raciocínio lógico ausente de fanatismos e misticismos. OSHA-IFÁ é análise, por isso, aquele que faz predições ilógicas, caprichosas ou místicas, está errado totalmente.

Estes raciocínios nos levam a conclusão que OSHA-IFÁ é uma filosofia de vida, porque é uma maneira de interpretar as questões reais da vida do ser humano, com suas inevitáveis consequências.

IFÁ ao trazer valores africanos e posteriormente ter se desenvolvido em CUBA com a chegada dos escravos provenientes da ÁFRICA, se produziu a estruturação e acondicionamento das formas que a condição cultural de caráter ocidental exigia, e assim se estabeleceram amplos e profundos contextos religiosos. Esta segunda fusão de IFÁ, ao se estabelecer no ocidente, deu lugar a introdução de novos aportes que enriqueceram a religião OSHA-IFÁ.

Esta situação, ao integrar e fusionar questões do novo mundo com as expressões tribais provenientes da ÁFRICA, deu passo a confecção de OSHA-IFÁ, dos chamados hoje de REGRA DE OSHA LUKUMI e IFÁ AFRO-CUBANO.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.