ORIXÁ-OKO: A SOBREVIVÊNCIA HUMANA

ORIXÁ-OKO é um ORIXÁ que na natureza representa a terra e na vida o trabalho agrícola e os cultivos.

Está relacionado diretamente com a agricultura e o campo. Protetor das lavouras e dos arados. Dá força a vida, porque proporciona os meios de sustento da mesma dando os alimentos necessários para se viver. Está fortemente relacionado a OGUN e a OLOKUN.

Provém do território SAKI, ao oeste de OYÓ. É considerado o árbitro das disputas, especialmente entre as mulheres, ainda que seja também o juiz das disputas entre os ORIXÁS. É um trabalhador dedicado e guardador de segredos. É o que provém o alimento do mundo, por ser a própria terra.

Assegura a prosperidade das colheitas. Suas mensageiras são as abelhas e representa a prosperidade e a fecundação, por isso as mulheres estéreis recorrerem a ele.

Forma uma importante trilogia com OKE e OGUE, responsáveis pelas colheitas, pelas chuvas e pelo fogo interno capaz de parir a terra e os animais. Tem duas personalidades, de dia representa o homem puro e perfeito, à noite se disfarça de IKÚ (a morte). Vive também nos telhados.

Seu nome provém do YORUBÁ ÒRISAOKÓ (ORIXÁ dos trabalhos agrícolas). Não se recebe como ORIXÁ tutelar, nesse caso se faz YEMANJÁ com ORO para ORIXÁ-OKO.

Seu dia é 15 de maio. Suas cores são o vermelho e o branco. Seu número é 7 e seus múltiplos.

Saúda-se: MAFEREFUN ORIXÁ-OKO

Família de ORIXÁ-OKO:

Filho de OBATALÁ e YEMBÓ. Foi esposo de OLOKUN de quem revelou seus segredos e ainda que ela tenha o deixado, sempre vivem juntos (o mar e a terra). Também teve amores com YEMANJÁ, que o seduziu para conseguir dele o segredo do INHAME e entregá-lo a seu filho XANGÔ.

No MERINDILOGUN, ORIXÁ-OKO responde:

EYOUNLÉ (8), EYIOKO (2) e ODI (7).

Ferramentas de ORIXÁ-OKO:

Seu receptáculo é uma vasilha de barro pintada de vermelho e branco e que contém terra arada. Em alguns casos a própria terra é o seu lugar. Seus atributos são dois cocos secos pintados de vermelho e branco, com suas respectivas cargas, terra de arado, uma pequena quartinha de barro com seu segredo, uma mão de caracóis (búzios), 7 caracóis da terra, uma telha pintada de branco e vermelho com 7 listas vermelhas, uma pedra do campo e sua ferramenta.

Seus ELEKES (fios de conta) são confeccionados de contas brancas com uma pequena linha vermelha. Pode-se também ser intercalados 7 contas rosas e 7 azuis turquesa leitoso (celeste).

Oferendas a ORIXÁ-OKO

Oferece-lhe todos os tipos de frutos cozidos, todo tipo de carne seca, inhames, feijões, etc.

Características de filhos de ORIXÁ-OKO:

São pessoas discretas, trabalhadoras e responsáveis. Dependem de alguma forma de pessoas que dependem deles. Além disso têm uma mentalidade clara. Sua justiça está regida pelo desejo do bem comum. Não são festeiros. Tendem a ter um respeito extraordinário pelo ser humano.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.