RELIGIÃO YORUBÁ EM CUBA: OSHA-IFÁ

A REGRA DE OSHA-IFÁ OU REGRA LUKUMI (YORUBÁ) é originária do oeste da ÁFRICA, na região conhecida atualmente como NIGÉRIA e BENIN. É a religião tradicional do povo YORUBÁ. O tráfico dos escravos trouxe muito desses YORUBÁS para as costas de CUBA. Mas junto com os corpos que foram trazidos para serem vendidos a uma vida de miséria, algo mais se trouxe: sua ALMA e sua RELIGIÃO.

Antes de mais nada, a REGRA DE OSHA-IFÁ não é uma religião “primitiva”. Ao contrário, os YORUBÁS eram um povo muito civilizado com uma rica cultura e um sentido muito profundo de ética. Acreditamos em um DEUS, conhecido como OLODUMARÉ, que é a fonte do AXÉ, a energia espiritual que compõe o universo, tudo o que é vivo e todas as coisas materiais.

OLODUMARÉ interage com o mundo e com a humanidade através de emissários. Estes emissários se chamam ORIXÁS. Os ORIXÁS governam cada uma das forças da natureza e cada aspecto da vida humana. Podemos pedir a eles, pois se sabe que eles ajudam seus seguidores, guiando-lhes a uma melhor vida material, assim como também uma melhor vida espiritual.

A comunicação entre os ORIXÁS e os humanos se consegue através de ritos, mojugbas, divinação, oferendas e sacrifícios. Canções, ritmos e possessões por transe são também outros meios através dos quais interagimos com os ORIXÁS, desse modo podemos influenciar nossa vida diária para que eles nos guiem a uma vida mais profunda e completa durante nossa estadia nesse mundo.

No NOVO MUNDO, os ORIXÁS e a maior parte de sua religião foram ocultadas e todos os ritos eram feitos de maneira escondida, pois os donos de escravos proibiam o culto trazido por eles.

As tradições da REGRA DE OSHA-IFÁ são zelosamente preservadas e o conhecimento completo de seus ritos, canções e linguagem são um requisito prévio para qualquer participação profunda dentro da religião. Os iniciados devem seguir um regime restrito e respondem por suas ações ante OLODUMARÉ e aos ORIXÁS. A medida que uma pessoa passa por cada iniciação dentro da tradição, seus conhecimentos se tornam mais profundos e suas habilidades e responsabilidades aumentam proporcionalmente.

A REGRA DE OSHA-IFÁ é famosa por sua espiritualidade. Essa magia se baseia no conhecimento sobre os ORIXÁS e como interagir com eles para melhorar nossas vidas e as vidas daqueles que nos procuram para obter ajuda através dos ORIXÁS.

Vivemos sob as premissas de que esse mundo é mágico e vasto. Este conhecimento na realidade é completamente natural na continuidade e dedicação dentro da religião.

Ainda que os YORUBÁS tenham sido arrebatados de seus lares na ÁFRICA e escravizados no NOVO MUNDO, seus ORIXÁS, sua religião e seus poderes nunca puderam ser acorrentados e a religião tem sobrevivido até o presente.

Não como um anacronismo, mas sim crescendo constantemente até hoje, desde CUBA para todo o mundo.

 

MAFEREFUN GBOGBO ORIXÁ!

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.