INLÉ ORIXÁ DA SAÚDE E DA FAMÍLIA

INLÉ é o ORIXÁ da saúde e da cura médica, ele é quem diagnostica a enfermidade e aponta como curá-la. Vive perto das costas onde há o encontro entre o rio e o mar.

INLÉ é um homem de traços finos e delicados. Tem um cabelo muito sedoso no qual usa 7 tranças e usa roupas dos tecidos mais finos. INLÉ teve relacionamentos com YEMANJÁ, ÓBBA NANI e OXUM, além de ser casado com ABATA.  Seus conhecimentos sobre as ervas medicinais são muito abundantes.

Ele aprendeu muito sobre ervas e coloca seus conhecimentos em uso, cuidando dos necessitados e enfermos. É um homem muito humilde e sempre atende aos que estão necessitando dele.

A esposa de INLÉ é ABATA, rainha das praias de areia e dos pântanos, papel que divide com ELUSÚ, o ORIXÁ das areias. Outros também vinculados às águas e filhas de YEMANJÁ são:

EGBE – quem rege as águas estancadas e as águas de porrões.

IKOKÓ – senhor das lagoas.

OSARÁ – habita nas quedas e cascatas.

AGANÁ – o espírito das chuvas.

INLÉ é um grande pescador e caçador, porém, não é considerado um ORIXÁ ODÉ.

Ele gosta de ficar ao lado de seu melhor amigo OXÓSSI e os dois pescarem peixes com facilidade. Essa proximidade fez com que, no BRASIL, INLÉ seja confundido com OXÓSSI.

INLÉ é representado com uma sopeira verde azulada, onde mantém os segredos de INLÉ. A sua frente tem um TRIDENTE, que é o ORIXÁ BOYUTO. Antes de seu casamento com ABATA, INLÉ teve uma relação com YEMANJÁ.

INLÉ nunca é consagrado diretamente na cabeça de seus filhos, a cerimônia é feita YEMANJÁ com ORO para INLÉ, ou seja, a energia desse ORIXÁ chega à cabeça de seus filhos através de YEMANJÁ.

Seus dias são 24 de outubro e 16 de agosto. INLÉ gosta de alimentos e bebidas finas. Ama as pedras preciosas, a arte, a música e o amor curativo. Seus fios de conta (ELEKES) são de cores azul prússia, verde e coral. Também pode ser adornado com diversas pedras preciosas.

Os filhos de INLÉ são em geral pessoas tranquilas, gostam da medicina e são conhecidos por sua experiência. É patrono dos médicos e hospitais e também dos BABALAWÓS, já que foi o único ORIXÁ, que depois de ORUNMILÁ, fez IFÁ e exerceu o feito de ser BABALAWÓ.

É o médico de OXA. Se observarmos o tridente de INLÉ, nos daremos conta de que é o mesmo símbolo que se utiliza hoje em dia nas faculdades de Medicina de todo o mundo.

A FAMÍLIA DE INLÉ

ABATA – É a esposa de INLÉ. Sua ajudante. Podemos associá-la a enfermeira que ajuda o médico. Ela é que ajuda INLÉ em todos os seus diagnósticos e curas.

Vive em uma sopeira ao lado dele. Em algumas Ramas Religiosas podemos encontrá-la dentro da sopeira de INLÉ.

Ambas formas são aceitas.

BOYUTO – É o ORIXÁ que caminha com INLÉ e o protetor da visão humana. É representado pela vara de pescar e o tridente que se coloca na frente de INLÉ.

É o ORIXÁ que trouxe a prata para OBATALÁ. Também é o ORIXÁ de miragens (deserto e mar), que também é conhecido por ajudar as pessoas com sua visão e também ajudou a OXUM IBU OLODI (OLOLODI) em uma de suas batalhas, que é por essa razão que ela leva tudo em dobro.

LARO / LOGUN EDÉ

É filho de INLÉ com OXUM. Ele contém os segredos e riquezas de seu pai.

TOBIA – É um dos ajudantes de INLÉ. Está representado pelo anzol da pesca que é usado para pescar o peixe.

ASAÓ – também é um grande amigo de INLÉ e o acompanha em todos os lugares.

Maferefun INLÉ ABATA todos os Dias!

 

Ifá Ni L’Órun

 

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.