OSÁ ROSO / OSÁ IROSO

OSÁ ROSO / OSÁ IROSO

8 – CAMINHO QUANDO SE DETERMINAVA O ORISHÁ PELOS BÚZIOS

Em uma terra onde viviam todos os orishás e Obatalá era o governador, os demais santos se revoltaram contra ele porque nessa terra todos os santos determinavam com búzios. Cada um com o seu e assim passava o tempo.181251920530

Um dia Shangó começou a notar que havia mais filhos de Babá Obatalá do que os outros santos e Shangó se reuniu aos demais santos e lhes contou seu pensamento e lhes pediu seu parecer, e esses lhe deram a razão e todos se puseram de acordo para ir a casa de Obatalá reclamar-lhe, por que em sua casa não saia um filho de outro santo que não fosse Obatalá. Ele que jogava caracóis para as pessoas, era o Rei daquelas terras. Todos os santos acordaram a ir à casa de Obatalá, mas entre eles existia o temor de que ele os castigaria e nenhum deles queria falar com ele pessoalmente.

Shangó então disse: Eu vou falar com Babá Obatalá, em seguida lhe respaldaram Oshún e Ogun. Quando todos chegaram a casa de Obatalá, este sentiu o alvoroço. Obatalá que estava em seu palácio saiu e lhes perguntou por que estavam todos ali? Então Shangó lhe disse: Veja Babá, nós estamos aqui porque queremos saber por que quando o senhor adivinha um filho e determina o orishá da pessoa, nós não saímos como dono de nenhuma cabeça, nenhum de nós? Então Obatalá lhe disse: Aquele que passar por minha casa assim eu determino.

Então Shangó lhe disso: Bom Babá, isso não é certo, melhor então, vamos para a casa de Orunmilá para que nos diga como vamos resolver esse problema.

Então Obatalá lhe disse: Está bem. TO IBA ESHU, vocês têm razão, porque Orunmiá não faz Orishá na cabeça de ninguém e vocês desconfiam de mim, mas eu também desconfio de vocês, por isso enquanto exista mundo, Orunmilá determinará o orishá tutelar de cada pessoa, já que ele é imparcial.

TO IBA ESHU.

Nota: Por essa razão não se deve determinar o orishá tutelar de ninguém com búzios.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.