COMO CUIDAR DE ORUNMILÁ

Ikines

A sopeira de Orunmilá (Igbá de Orunmilá) tem que estar separada de todos os demais santos em um lugar de privilégio, que não seja no chão, preferencialmente na altura do peito. Deve estar sempre fechada com sua tampa e absolutamente ninguém deve olhar em seu interior e muito menos tocar em nada, com exceção da própria pessoa, do Ojugbona e do Padrinho.

A sopeira dos homens deve conter 19 Ikins ou sementes de palma (dendezeiro), ashé de Orunmilá, uma otá (pedra), a tabuinha com o signo que saiu no dia que se preparou e a cabeça da galinha (só a parte do osso e seca). Para as mulheres deve conter as mesmas coisas, com exceção dos Ikins que deve ser somente um ou dois no máximo quando o odú for meji, no demais tudo igual.

Cuidar de Orunmilá (aos Domingos):

Quando for cuidar do Igbá de Orunmilá, no dia anterior não se deve ter tido relações sexuais. Importante: Se lhe saúda dizendo: Orunmilá Iboru, Orunmilá Iboya, Orunmilá Ibosheshe. Unta-se a palma da mão esquerda com dendê (Epó) e da direita com um pouquinho de mel. Pega-se as sementes de dois em dois (sem exceção) e a pedrinha (otá) nas mãos e chegando perto de nossas bocas damos-lhe nossa respiração (não soprando), enquanto se untam com a palma das mãos e lhe pedimos as coisas que necessitemos para resolver nossa vida, nossos problemas. Ao fazer isso, esfregamos com cuidado tudo o que temos nas mãos para que fiquem bem untadas com o epó (dendê) e o mel. Se alguma semente cair, deve-se pegar com a boca e não com a mão. Ao terminar, colocamos tudo em seu lugar novamente e fechamos o Igbá. Acendem-se, no final, duas velas e as posicionam em frente a ele.

Oferendas

100_2674

Para Orunmilá, diante de seu Igbá se colocam alguns doces finos, que não sejam em grande quantidade e sempre há de se comer um pedacinho de cada coisa oferecida a ele imediatamente após oferecer, pela razão de em um determinado momento tentarem atentar contra a vida de Orunmilá. Oferece-se a ele peixe assado, cocos e frutas (menos banana e uvas) e tudo o que se coloca para Orunmilá tem de ser sempre em dobro, de dois em dois, com algumas exceções. Oferecem-se também doces finos e outras coisas que são específicas dele, por exemplo, camarões, uns poucos, que podem ser seis ou oito, sempre em números pares, mas que há de serem frescos e cozinhá-los antes de oferecê-los. Não se esquecendo de provar tudo antes de oferecer para cumprir com o seu Pataki, por respeito e porque o poder de Orunmilá nunca se deve subestimar. Não podemos esquecer que ele é o único que nos revela qual é o Orishá Tutelar de cada pessoa e também que tem o Ministério de Ifá de forma exclusiva, nos revelando o nosso Odú pessoal.

Ifá Ni L’Órun Otura Airá

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.