O ÊXITO EM IFÁ (ODÚS POSITIVOS, ODÚS NEGATIVOS, ODÚ PESSOAL)

100_3780

Não podemos nos deixar amedrontar pela fama negativa de certos Odús. Geralmente todos são de alguma maneira.

O objetivo desse comentário, para as novas gerações, é convidá-los a estudar junto aos seus padrinhos e investigar cada odú com profundidade em toda sua extensão. A primeira coisa que gostaria de conceituar é que os Odús de Ifá representam a origem e a evolução. O Odú de Ifá foi a forma em que Orunmilá guardou o processo de criação e evolução da matéria e organizou a informação sobre a matéria orgânica e inorgânica, como testemunha do grande processo de nascimento do Universo e da vida (Odú Ojuani Shobe).

Não se pode ver um Odú de Ifá como algo simples, ainda que as enciclopédias contenham poucas centenas de caminhos. Por exemplo, existem aproximadamente mais de mil caminhos (Patakis) por cada odú. Devemos estar conscientes (por isso, convidei todos a virem a investigar e estudar mais junto com aos seus padrinhos e conseguir a informação) que em cada um se registra a respeito do princípio e trajetória do Universo, dos planetas, da Terra, de vinda dos seres humanos para a Terra, dos animais, das plantas. Cada um enfoca o caminho dos seres humanos e o comportamento geral dos seres vivos, do Ori, das comunidades, dos povos, dos tabuleiros dos ebós, as medicinas de Ifá e os inshés.

SEMPRE PODEMOS ENCONTRAR PESSOAS COM UM ODÚ DIFÍCIL QUE VIVEM UMA VIDA PRÓSPERA

Existem odús com um portal energético ou certo peso negativo, contra o qual se tem que tomar ações preventivas, mesmo essa parte negativa não representa a totalidade da essência do Odú. Podemos encontrar pessoas com um odú que expressa situações de muita negatividade vivendo uma vida de progressos. Por exemplo: Posso citar um exemplo que conheço com o odú Ojuani Pokon, de pessoas que começaram a crescer como nunca, experimentando um progresso incrível. Enquanto que outros com odús muito bons, não caminham como deveriam.

Onde está a explicação disso? De acordo com o que temos aprendido absolutamente todos têm caminhos positivos, de filhos, de riqueza e ao mesmo tempo de enfermidades, de perigos, de perdas etc. Cada Odú tem uma caraterística própria, seus conselhos e advertências cabem únicos e exclusivamente para a quem ele pertence, já que cada ser humano é um universo distinto e por este motivo imitar o próximo pode significar fracassos, já que somente podemos nos desenvolver em nosso real caminho. Os Odús são prognósticos da existência de cada um, conhecer seu Odú a fundo significa evitar tragédias e perdas futuras de nosso próprio destino de acordo com nossas próprias movimentações, do que pode ou não acontecer, de acordo com a ação que a pessoa tiver diante da informação que acabou de adquirir.

1013551_348178301979442_2128970097_n

Não adianta um odú de Ifá prever coisas boas, sucesso, se a pessoa não tomar atitudes que a levam a obter tal sucesso. Tudo depende da ação que a pessoa vai tomar em relação a seu próprio Odú… Por exemplo, uma pessoa com odú difícil, com algumas negatividades, este procurou estudar, se aprofundando com seus maiores, encontrando o movimento correto diante da negatividade de sua existência, ao ponto de transformar toda negatividade em positividade, encontrando o equilíbrio entre o bem e o mal de seu destino e assim conquistando um triunfo que não seria possível se este não conhecesse os obstáculos de seu universo através de seu Odú.

Em contra partida existem pessoas com odús prósperos e de grandes projeções que não vivem essa sorte exatamente por esperar que a mesma caia do céu, não se movimentam permitindo que as negatividades de seu Odú superem as positividades preditas pelo mesmo.

Ou seja, não basta ter um bom odú, temos que ir a luta em busca do que desejamos e assim perceberemos as oportunidades de sorte preditas em nossos odús surgirem em nosso caminho, mas para isso precisamos nos movimentar de acordo com que narra nosso odú.

Tudo na vida são ação e reação. Quando estudamos a fundo a essência de nosso Odú chegamos a conclusão que existem atitudes nossas que nos trazem reações negativas e existem ações nossas que nos trazem reações positivas, por este motivo é fundamental estudar seu Odú profundamente com seu padrinho para conhecê-lo profundamente e assim dar os passos corretos no dia-a-dia transformando sua vida para melhor.

Lembre-se que o universo se movimenta através de nossos passos, devemos saber quais são (Odu pessoal).

Ifá Ni L’Órun Oluwó Siwajú Evandro Otura Aira

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.