ELEGUÁ (ELEGBARA) O GUARDIÃO

1476143_224674521039082_1176511813_n

ELEGUÁ é uma divindade criada por OLODUNMARÉ. Nasce com a natureza e se consagra com a natureza e todos os seus componentes, animais e plantas. Faz-se o seu assentamento e pode ser consagrado na cabeça de seus filhos, pode ser feito. ELEGUÁ é o ORIXÁ dos caminhos. Ele é quem guarda as chaves das portas; da prosperidade e da pobreza.

É ele que também guarda o AXÉ que nos é dado. ELEGUÁ é o primeiro que chamamos quando necessitamos as portas e caminhos abertos. Algumas das oferendas que podemos dar a ELEGUÁ são: galos, aguardentes, goiabas, doces, etc., menos cebola. ELEGUÁ é o primeiro que brinda sua manifestação em nossas vidas.

ELEGUÁ é o responsável para que façamos nossa própria escolha e decisão para cumprir qualquer tarefa na vida. Ele é o ÖLÓPÄ ORUN (O policial do céu). É o trabalhador maravilhoso, ele é o dono da força vital que esteve na criação. Esteve presente quando se proclamou a existência por OLODUNMARÉ.

ELEGUÁ é uma divindade muito importante na Ordem dos ORIXÁS, é o cérebro de todas as coisas na vida. Nada pode passar na vida sem o consentimento de ELEGUÁ. Essa é uma das razões pelas quais todos os sacrifícios são dados primeiro a Ele. ELEGUÁ não é o guardião da força vital da vida dos seres humanos, ele é a força vital da VIDA.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.