ESHÚ ASHIKUELÚ

bastones-de-muerto-alboranes-tallado-para-ifa-5612-MLV4973822608_092013-O

É uma divindade das entranhas da terra. Tem a ver com a criação do mundo e com os dilúvios. Está relacionado diretamente aos Eguns ancestrais, com Orishá Oko e Korikoto. Deve-se receber numa cerimônia depois do juramento a ORO. Vive junto com ESHÚ MODUBELE de Ofun Fundá e com ESHÚ AKERE MEWE de Irete Yero.

Evoca-se com ORO. Também é o chefe dos Eguns que assistem a pessoa. Vive fora da casa. Sua representação é um Agborán de Madeira com um só corpo e duas cabeças. ESHÚ ASHIKUELÚ é bicéfalo.

ESHÚ ASHIKUELÚ leva um bastão pendurado na mão que é seu companheiro. Este se chama ASHIAKUABÚ. Este bastão se faz de madeira de Iroko.

É um Eshú que ajuda nos cultivos e na fertilidade. Pede-se a ele para que tudo frutifique e se desenvolva, também para problemas de fertilidade no homem ou na mulher. Oferece-lhe grãos, frutos da terra e pombas.

oi_encarte II_0

Rege sobre os tesouros enterrados e os minerais, especialmente o ouro, assim como as pedras preciosas. Ele gosta sempre de estar em movimento, fazendo algo e trabalhando.

ESHÚ ASHIKUELÚ é chamado de: o menino trabalhador e também patrono de todos os que trabalham na terra. Vive sobre uma pedra de semeadouro ou dentro de um saco de juta pendurado pelos galhos de alguma árvore. Entre seus segredos leva terra de cultivo. Quando se prepara, se enterra por 21 dias em um campo de cultivo e quando sai, já está pronto para o trabalho.

O Odú Isalayé de ESHÚ ASHIKUELÚ é Ojuani Meji.

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.