ELEGUÁ AFRA

 

Untitled-92 (2)

Eleguá Afrá é o Eleguá de Babalu Ayé (Azauane). Recebe-se junto com ele. Ajuda a Azauane (Babalu Ayé) na cura das enfermidades, principalmente as do tipo contagiosas. Por esta razão se lhe denomina O Filho das Enfermidades Contagiosas Infantis, como, por exemplo, o sarampo e a varíola e aquele que tem o poder sobre essas doenças.

Este Eleguá vive sobre uma pedra porosa (Pome) e leva além de sua carga, um segredo que o faz muito forte para ajudar. Não toma aguardente nem vinho de palma, só vinho tinto. É da terra Arará (Djedje). Pode-se ver Eleguá Afra assoviando pelas esquinas e ruas solitárias. Seu Eleke (fio de contas) leva contas negras e brancas.

Asojuanos Armando and Jundesi cerrados email

As ferramentas de Eleguá Afrá são um bastão de peregrino e um pilão (onde se confecciona os remédios). Este Eleguá leva uma máscara, já que não se deve olhá-lo de frente.

Em um Pataki se conta que ele foi quem ajudou a Babalu Ayé quando estava enfermo. Buscou os cachorros de companhia de Ogun, o cajado de Ossain e de Shangó, o perdão de Olófin.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.