ORUNGAN

Orungan-deidad-orisha

ORUNGAN é o filho de AGANJÚ e YEMBO, irmão de AJÉ SHALUGA, OLOBA MOBOSUN e de OXUMARÉ. Nasce no Odú OFUN MEJI e daí vem o nome desse Odú onde se chama ORAGUN em honra a ORUNGAN, pois ORUNGAN é o pai de IFÁ, pois quando ORUNMILÁ recebeu o ASHÉ, este lhe ensinou os segredos da adivinhação para que ele ajudasse a humanidade. É ORIXÁ de BABALAWÓS.

ORUNGAN é o ORIXÁ mais belo da criação, o mais belo da Religião Tradicional Yorubá. ORUNGAN vive na pele das pessoas, pois ele é o dono da pele e da juventude. Tem relação com tudo que está coberto com pele, tanto nos seres humanos, quanto nos animais, etc.

Quando olhamos um ORIXÁ, o primeiro que se reflete é ORUNGAN. ORUNGAN tem um companheiro inseparável, que é IWI o duplo etéreo ou corpo astral, e um ajudante que se chama AMOMAN, o ORIXÁ dos cetros.

ORUNGAN também, assim com OXUM, representa o amor e todos as grandes mudanças e segredos que aconteceram em ARÁ, foram por causa de ORUNGAN, já que sua beleza era irresistível, tanto para homens, quantos para mulheres.

Este OLORIXÁ tem muitos Patakis, histórias, segredos e a transição nos caminhos entre os ORIXÁS, ou o que chamamos de qualidades. Como a de XANGÔ a ABITA e OGUN a OROIÑA. ORUNGAN é o verdadeiro Deus dos espelhos.

 

Ifa Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.