OXUM E SEUS ENCANTOS

oshun

OXUM caminhava pelo reino, até que finalmente chegou a beira do rio. Estava finalmente em casa. Ali sentada, vagando em seus pensamentos, viu YEMANJÁ passar com sua corte. A corte era o pássaro preferido de YEMANJÁ, AJUANI (pavão real).

Quando viu AJUANI ela se imaginou com sua linda plumagem colorida e sua longa cauda. OXUM não pode conter-se e começou a segui-lo.

** Aqui OXUM OLOLODI (OLORODI, ESPOSA DE ORUNMILÁ) se transformou em IBU ADESA (a dona do pavão real e da coroa de OXUM).

Foi amor à primeira vista. Ela tinha que ter umas penas para seu ABEBÉ (tipo de leque). Mas AJUANI resistiu e saiu correndo para dentro da mata, cuja a entrada foi proibida aos ORIXÁS, com exceção de OBATALÁ.

Antes que ela entrasse na mata, vários ORIXÁS a aconselharam a desistir e a não entrar na mata, pois foi proibido por OLODUNMARÉ. No entanto, OXUM ignorou os conselhos e continuou sua busca sem dar conta que ALOSI (o mal) estava escondido na mata.

Foi uma experiência horrível para OXUM, por não escutar os conselhos dos outros ORIXÁS. ALOSI havia envenenado o mel que ela comia e a colocou enferma (é por isso que se deve provar o mel de OXUM sempre antes que ela o aceite).

**Aqui OXUM se transformou uma vez mais, agora em OXUM IBU AKUARO (A pequena codorna que ALOSI queria pegar).

oshun1

Ela se deparou diante muitos problemas, estava assustada, sua roupa rasgada. Na mata até as árvores tinham vida e ela pensou que elas fossem engoli-la. O momento mais escuro foi quando a serpente, que era ALOSI, ao ver sua beleza, quis fazê-la sua. ALOSI havia tomado a forma de uma serpente a fim de engolir OXUM. Desta forma, quando ele tomasse sua verdadeira forma, estaria ela pelos domínios de seu feitiço para sempre. ALOSI estava próximo do êxito, quando um homem saltou entre a serpente e OXUM.

Era o caçador OXÓSSI. Ele a havia seguido e quando viu a serpente tentando engolir OXUM, veio em seu resgate.

OXÓSSI era o que se interpunha entre OXUM e a serpente (ALOSI). Lutou com esta que se foi rapidamente. Era evidente que OXÓSSI merecia o título de caçador como era o mais ágil que qualquer outro animal no reino.

A luta entre a serpente e o caçador foi muito violenta que houve um momento em que OXUM pensou que OXÓSSI poderia perder a batalha, mas ao final OXÓSSI foi vitorioso.

Depois de haver ganhado a batalha, OXÓSSI pegou OXUM YALODÉ em seus braços e com amor a tirou daquele lugar.

OXUM e OXÓSSI viveram juntos até o final de sua vida, no qual termina quando YEMANJÁ se encanta e se vai desse mundo.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.