MAIS UM POUCO SOBRE OBATALÁ

obbatala paciencia

É o Orishá que serve de árbitro nas disputas. OBATALÁ, esta palavra tem sido traduzida como o “Rei da Pureza”. OBA (Rei) TI (de) ALA (forma modificada de “lado”, na linguagem egípcia antiga era o nome dado ao Rio Nilo), OBATALÁ significa, pois, “O REI DO NILO”.

Vestido todo de branco, em sua mão seu “Iruke” branco, na outra a Adaga de Prata, “Deus poderoso de todos os Orishás”. Quando Deus, “Olodumaré”, criou a vida humana na Terra, fez OBATALÁ a sua semelhança e o encarregou de velar pelo Planeta e por suas criaturas.

OBATALÁ tem o poder e o mando suficiente sobre todos os Orishás. OBATALÁ é a cabeça da Religião Tradicional Yorubá. OBATALÁ é o único juiz da religião, pois sua palavra é lei, se encarrega de julgar-nos aqui na Terra.

OBATALÁ é a maior divindade do Panteon Yorubá, tem 16 nomes que representam diferentes etapas pela vida: ALAGUANA, OSHAGRINAN (OSHAGUIAN), ASHO, OBÁ MORO, LLECU-LLECU, ELEFURO, AGEEMA, OSHANLÁ (OSHALÁ), LLELU, ALALUA, LLEMBO, OLOLU-OKUMI, OGAN, OBALUFUN (OBALUFON), OROLU, OKUE-ILU.  Orishá da criação, é o dono de todas as cabeças. Em OSHE FUN foi onde OBATALÁ obteve a firmeza.

AKASHÓ OBATALÁ: A Escada de OBATALÁ. É um atributo desse Orishá, “para subir ao céu”. Coloca-se uma escada em miniatura entre os objetos simbólicos de OBATALÁ. OGAN, OGBON e OGBONI são guardiões de OBATALÁ e dos segredos místicos. AGUIGDAI é feiticeiro de OBATALÁ, patrono dos ORIATÉS e dos BABA EYIOGBE E BABA ORAGUN. Enú Ayé é um poder que acompanha OBATALÁ.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.