ONDE OS IBEJIS VENCERAM ALOSI (O MAL)

IBEYIS

Havia uma encruzilhada e no meio dela estava ALOSI (o mal) onde tinha preparado uma armadilha na qual todos que passassem por ali sumiam dentro de um buraco.

O povo estava muito sobressaltado porque todo mundo desaparecia quando ia de um lado a outro. Uma vez os IBEJIS (os gêmeos) que eram pequenininhos, estavam tocando um tamborzinho que ganharam de presente de sua mãe adotiva YEMANJÁ e pelo toque do tambor um chamava o outro. Os gêmeos gostavam sempre de estar se divertindo. Não é à toa que são filhos de SHANGÓ e OSHÚN.

Nem homens, nem mulheres, nem velhos, nem crianças escapavam da armadilha de ALOSI. Então os IBEJIS entraram num acordo e TAEWÓ seguiu por um daqueles caminhos, enquanto KAINDÉ o seguia escondido no mato. TAEWÓ ia tocando seu tamborzinho com tanto gosto que ALUSI ficou enfeitiçado e acabou o advertindo para que não caísse na armadilha e se pôs a dançar.

mgoJ0eoiN0O8W3cMaM9w8IA

Mas quando TAEWÓ se cansou, KAINDÉ saiu do bosque e ocupou seu lugar. Porque o problema era que ainda que o ALOSI estivesse muito cansado, não podia deixar de dançar, enquanto os tamborzinhos mágicos estivessem tocando. ALOSI se cansou e não pode mais dançar, mas O GÊMEO seguiu tocando e ALOSI não tinha outro remédio a não ser continuar dançando, até que O GÊMEO lhe perguntou:

“O que está acontecendo?” E ALOSI lhe concedeu e ofereceu o que quisesse se parasse de tocar o tambor. Então IBEJI lhe pediu que tirasse a armadilha do caminho para que todo mundo pudesse passar pela encruzilhada e então ALOSI assim concedeu.

Desde então se pode passar pela encruzilhada dos caminhos e assim foi como os IBEJIS salvaram os homens e ganharam fama de poderosos, porque nenhum outro Orishá havia podido ganhar uma guerra com ALOSI.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.