O OJUGBONA

2 - DSC09348

O OJUGBONA é um Babalawó que se desempenha como assistente em toda a Cerimônia de Ifá, é a segunda pessoa logo depois do padrinho. Tem grande responsabilidade nas cerimônias do iniciado. Por ser a segunda pessoa responsável, o OJUGBONA merece tanto respeito quando o padrinho. OJUGBONA (Olhos do caminho), é quem cuida, auxilia, recebe, orienta, atende e muitas vezes protege a pessoa que está se iniciando, ou já iniciada em IFÁ, quando o padrinho por algum motivo não está presente.

PATAKI

Havia um AWÓ o qual vivia em um campo distante do povoado e os AWÓS do lugar não se preocupavam com ele e não o chamavam para as distintas consagrações que eles faziam. Este AWÓ do campo, estudava muito, tinha um grande conhecimento de IFÁ e sabia mais do que os outros dezesseis AWÓS que viviam no povoado.

Aconteceu que tinham que consagrar um homem em Ifá e OLÓFIN (DEUS) chamou os BABALAWÓS do povoado para ver quem era o que tinha a atitude que ele estava buscando para que consagrassem a este OMO (filho) seu. Examinando tudo com muito cuidado, viu que nenhum deles teriam, nem os conhecimentos, quanto mais as atitudes que ele exigia. Ao consultar IFÁ viu um ODÚ onde IFÁ lhe disse que o homem que ele necessitava para seus ministérios vivia no campo e OLÓFIN logo em seguida ordenou que fossem buscá-lo.

Este AWÓ chegou a presença de OLÓFIN mal trajado, com a roupa suja de terra do campo e OLÓFIN mesmo assim o encomendou que fizesse IFÁ em seu OMO. Esta consagração se realizou e quando terminaram o AWÓ do campo disse: Bom, já cumpri com o senhor, agora me retiro a minha estância e OLÓFIN disse: A partir de hoje, você será o OBÁ (mestre de cerimônia) dessa terra e terá que viver aqui na cidade e para todas as consagrações que se realizarem a partir de hoje terão que contar com você.

TO IBAN ESHU

Nota: O cargo e título de OJUGBONA nasce no ODÚ de IFÁ OFUN BARA

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.