OSHÚN IBÚ KOLÉ

ibu kole

Este caminho de Oshún trabalha com ALAKASO (abutre) que é seu símbolo principal. Seu nome significa “aquela que pica” e a que recolhe toda a sujeira e a pó, cuida e limpa a casa. Seu Eleke (fio de contas) é de contas âmbar e coral.

IBÚ KOLÉ salvou o mundo da seca, sendo a única que conseguiu chegar aonde estava Olodumaré, voando em forma de abutre. IBÚ KOLÉ também significa MENSAGEIRA DE OLODUMARÉ.

 

PATAKI

Foi uma enorme surpresa quando o abutre voltou e fez sua entrada no palácio, enquanto esperavam por OSHÚN. Ela entrou e se pôs diante deles e em poucos minutos havia se transformado de novo em si mesma, na linda mulher que era.

Agora sua surpresa foi ainda maior, estavam sem palavras. Não podiam acreditar que aquele pássaro feio, que tinha vindo dizer-lhes que ia voar aos céus com sua mensagem, de fato, foi a jovem e bela OSHÚN.

Enquanto ela estava se transformando em si mesma, o dilúvio seguiu, mas quando a mensagem dos criadores se expressou, a chuva parou.

Foi nesse momento que se deram conta da grandeza de OSHÚN e a honraram com uma grande rainha, nesse momento e para todos os tempos.

Uma vez que a chuva passou, a vida no reino voltou a normalidade, com exceção de que todo mundo sabia das advertências de OLODUMARÉ.

A paz reinava no reino. Com o passar do tempo, ORISHÁOKO havia se casado com NANÁ BURUKU e tiveram um filho chamado INLÉ. Nasceu então com ele o dom da inteligência, mas à medida que crescia, todo mundo podia ver sua habilidade para com a pesca e se converteu então em um grande pescador e um belo homem.

Também foi um médico e como OZAIN, podia trabalhar com as ervas.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.