ORUNMILÁ EM TEU DIA: IBORU, IBOYA, IBOSHESHE!! (SORTE, BENÇÃO E REALIZAÇÃO)

2013-10-04-1020

Em 4 (quatro) de Outubro as velas se acendem desde cedo e ajoelhados ante ELE, BABALAWÓS, APETEBIS E ALEYOS (Afilhados, devotos) consagrados com IKOFÁ ou AWÓFAKAN, rendem honras a ORUNMILÁ, o ORISHÁ da adivinhação, dos conselhos, o TESTEMUNHO DE DEUS NA CRIAÇÃO.

Muitos levam presentes e ele é enfeitado com panos verdes e amarelos e os girassóis e rosas embelezam os altares. Doces e oferendas se confundem na esteira, como atributos indispensáveis da festa.

Festa essa que acontece todos os anos na mesma data, ininterruptamente.

Uma tradição que se repete, onde todos se confraternizam com ORUNMILÁ e com os seus padrinhos, a união, o amor e nossos vínculos. Uma grande festa com grandes homenagens a nosso grande REI ORUNMILÁ em agradecimento a tudo, graças, conquistas, amores, compreensões, afetos, um conselho que salvou uma vida.

Assim nos encontramos, em toda parte do mundo, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, China, Brasil, Venezuela, etc., no dia dele, na festa dele, na nossa FESTA. Feliz Dia 4 de Outubro!!! IFAAAAAAÁ!

Em 4 de Outubro é o dia de ORUNMILÁ, portanto é de todos os BABALAWÓS. Nesse dia é dever de todos ir à casa de seu PADRINHO e de seu OJUGBONA. Dia de levar flores, algum comestível, velas, cocos, inhames, sem contar com sua presença que será indispensável nesse dia, pois o propósito é saudar ORUNMILÁ.

É necessário saber a saudação de ORUNMILÁ:

Ajoelha-se e com as mãos sobre a esteira diga:

ORUNMILÁ IBORU, ORUNMILÁ IBOYA, ORUNMILÁ IBOSHESHE

Saúde também a seu padrinho de IFÁ:

OLUWÓ IBORU, OLUWÓ IBOYA, OLUWÓ IBOSHESHE

Saúde também a seu OJUGBONA KAN:

OJUGBONA IBORU, OJUGBONA IBOYA, OJUGBONA IBOSHESHE

Saúde se houver mais BABALAWÓS (AWÓS) presentes:

GBOGBO AWÓ IBORU, GBOGBO AWÓ IBOYA, GBOGBO AWÓ IBOSHESHE

2013-10-05-1078

ORULA ou ORUNMILÁ – é o ORISHÁ da adivinhação, designado por OLÓFIN (Deus) para oferecer sábios conselhos aos ORISHÁS e a HUMANIDADE.

ORUNMILÁ nos oferece um mapa de nosso destino, prognostica os eventos que acontecerão em nossas vidas e nos permitirá conhecer o porquê de certas coisas estarem acontecendo ou passando com e por nós.

Neste 4 de Outubro se ouvirão muitas vezes repetidas, todos que em língua Yorubá rezaram ao ORISHÁ da adivinhação e dirão com energia:

ORUNMILÁ IBORU, ORUNMILÁ IBOYA, ORUNMILÁ IBOSHESHE!

O OLUWÓ SIWAJÚ Evandro Otura Aira e toda família IFÁ NI L’ÓRUN deseja a todos os afilhados, amigos, Babalawós, Awó Fakans e Apetebis um Feliz Dia de Orunmilá!!! Que nosso Sagrado Mestre esbanje Saúde, Sabedoria e Felicidade na vida de todos!!! Ashé!

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.