ORIENTAÇÕES PARA SE ATENDER A ORUNMILÁ

DSCN1784

Preferencialmente deve-se atender a ORUNMILÁ semanalmente, se possível aos domingos.

Antes da pessoa tocá-lo deve-se asearse (tomar banho) corretamente.  Primeiramente banho de higiene, depois com omierós (ervas consagradas).

Não se deve ter tido relações ou contato sexual no dia anterior.

No caso da mulher não pode estar menstruada.

Uma vez cumpridos estes requisitos, põe-se uma esteira ou algo semelhante (um lençol ou toalha branca) no chão e nos sentamos sobre ela pondo ORUNMILÁ com sua sopeira diante de nós. A cada lado dele uma vela em um prato o que fará um total de dois pratos e duas velas acesas.

Untamos com um pouco de dendê a nossa mão esquerda e um pouco de mel na mão direita e dessa forma esfregamos ORUNMILÁ (os adeles-ikins e o otá (pedra), pedindo e nos identificando com ele falando e colocando nossa respiração enquanto falamos.

Se quando enquanto estamos manipulando ORUNMILÁ, algum ikin cair no chão, devemos pegá-la com a boca para que ORUNMILÁ não o interprete como um desprezo ou abandono de sua parte.

ADIMÚS A ORUNMILÁ

Oferece-se sempre a ele em dois pratos brancos e bem limpos. A oferenda deve ser sempre em par, quer dizer, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 ou 16, sempre se coloca a ele metade em cada prato, quer dizer, de 16 seriam 8 em cada prato e a pessoa deve provar de suas oferendas (um pedacinho) em sua presença, como fidelidade e prova de que não lhe fará mal o que está se ofertando.

Pode-se colocar bolas de inhame cozidos, bolas de farinha com mel (farinha de milho ou fubá), mel, flores, doces finos, camarões, lagostas, filé de carne, fundamentalmente esses.

Sempre que se ofertem esses ADIMÚS, sempre se acendem duas velas acesas em dois pratos. Essas oferendas devem durar um período não maior do que 16 dias, sempre que sejam em dias pares.

Cumprindo o término de tempo, se leva as oferendas ao rio, o que significa que ORUNMILÁ não ingere nenhum tipo de bebida, somente dois copinhos de vinho branco doce.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.