VALORES ÉTICOS DA MESA YORUBÁ

 

IMG_20160528_145151149_HDR

● Por que os menores não começam a comer, enquanto não o façam os maiores?

Começar a comer antes de que o faça a pessoa consagrada maior, se considera uma falta de educação muito grande.

É parte do protocolo ético e de normas de vida nos caminhos de CULTO DE IFÁ e de ORIXÁS, porque estes são cultos de REIS e de PRÍNCIPES, porque seus devotos descenderam e descendem de REIS e de PRÍNCIPES e herdaram seu legado, por isso todos os ORIXÁS têm caminhos de reinado.

● Por que se toca ou se golpeia a mesa?

A mesa se “toca” ou se golpeia em duas ocasiões:

– Para começar a comer.

– Para deixar a mesa.

Para começar a comer, porque na mesa de REIS, ninguém começa a comer se o monarca não dá o sinal. Quando se aplica isto na cena cotidiana de uma religião, na mesa se começa a comer quando o maior, na hierarquia ou na idade de consagrações dentre os presentes, dê o sinal. O sinal é um golpe seco ou um toque breve na mesa.

Para levantar-se, se todos já terminaram, ninguém se levanta da mesa se estão sentados ainda os maiores, em sinal de respeito. Se uma pessoa quer deixar a mesa antes, solicita a permissão para fazê-lo mediante um golpe seco ou um toque breve na mesa. Em sinal de demonstração de respeito, espera-se a resposta da pessoa maior de idade ou em hierarquia, a que será dada de igual maneira, rapidamente.

● Se as pessoas se retiram da mesa, por que se deve deixar os pratos?

IMG_20160528_123613575

Ao terminar de comer, os pratos devem ser deixados na mesa e as pessoas se retiram. Os pratos não devem ser recolhidos pelas mesmas pessoas ao se levantarem. Porque assim como os REIS não recolhem pratos, as pessoas consagradas também não o fazem. É um protocolo.

● E se a pessoa está comendo só ou sozinha?

Se a pessoa está comendo só ou sozinha, porque não há alguém mais na casa, deverá reproduzir igual o rito, para honrar a TRADIÇÃO e para honrar a Espiritualidade de IFÁ e de ORIXÁ. Para fazê-lo, a pessoa golpeará ou tocará a mesa, se levantará e fará qualquer coisa, depois de um tempo, retirará o serviço.

Ainda que seja ela mesma a pessoa quem vai retirar os pratos e demais louças, o feito de se levantar primeiro e fazer algo e retirar o serviço momentos depois, é uma maneira de reproduzir o rito original, porque quer simbolizar que é como se fizera outra pessoa.

 

Ifá Ni L’Órun

 

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.