HISTÓRIA DE COMO SHANGÓ CHEGOU A SER O REI DOS REIS

images

SHANGÓ era aquele jovem que ninguém o queria. Quando cresceu, SHANGÓ descobriu um método de adivinhação que revolucionaria tudo. Esse método ou ferramenta era o EPKUELÉ (OPELÉ), que é a corrente de adivinhação de IFÁ. SHANGÓ se encontrou com um homem chamado ORUNMILÁ. Este homem lhe disse:

– O que fazes com esse oráculo?

SHANGÓ lhe disse:

– É o Oráculo de Ifá, esse Oráculo será o maior do mundo.

ORUNMILÁ continuou a perguntar a SHANGÓ:

– Tu sabes quem tu és?

ORUNMILÁ continuou dizendo:

– Tu és um descendente direto de OLÓFIN. Tu tens o caminho do trono, o caminho dos reis. Os Reis não nascem, os Reis se coroam. ORUNMILÁ então lhe disse:

– Ficar sentado adivinhando, não é o teu destino, pois tu nasceste para dominar o Mundo. Eu vou mudar esse método de adivinhação que tu usas, o OPELÉ, e tu vais dizer que isso é meu e em troca eu vou te guiar pelo caminho que deves seguir para chegar a se converter em um Rei”.

SHANGÓ aceitou e trocou seu OPELÉ. SHANGÓ explicou a ele como trabalhar com o OPELÉ DE IFÁ.

images (2)

ORUNMILÁ disse a SHANGÓ que fizesse sacrifícios e que realizasse a Cerimônia de ORI. “Tu vais andar por este caminho e vais encontrar com um homem que se chama ÒGUE, que é o MÁGICO ou XAMAN”.

SHANGÓ seguiu as instruções de ORUNMILÁ e se encontrou com ÒGUE no caminho. Quando SHANGÓ se apresenta a ÒGUE, disse a ele que quem o enviou foi um homem da cidade de IFÉ, que se chama ORUNMILÁ. ÒGUE disse que o estava esperando, isso porque ÒGUE era mágico e sabia. ÒGUE pergunta a SHANGÓ:

– Tu queres ser Rei? SHANGÓ respondeu que sim. ÒGUE disse:

– “O primeiro segredo que te vou ensinar é o de cuspir fogo pela boca”.

Uma coisa que devemos deixar claro é que SHANGÓ não é o Dono do Raio, nem é Dono do Fogo ou da Chama. O verdadeiro Dono do Raio é o ORISHÁ “YÀKÚTA”, (pronunciado como YAKUTA). A verdadeira Dona das Chamas é OYÁ.

ÒGUE disse à SHANGÓ que fosse a uma aldeia específica para provar os poderes que lhe havia ensinado. SHANGÓ foi a esse lugar e apresentou o que aprendeu, o cuspir fogo, como uma diversão para entretenimento do povo.

SHANGÓ passa a cuspir fogo aqui e ali. As pessoas começaram a comentar:

– “Este homem, SHANGÓ, é muito Poderoso, hão de fazê-lo Rei”.

BATA

SHANGÓ também trazia consigo um Tambor. Um dia ele se pôs a tocar o Tambor, a cuspir fogo e a cantar. Isto fez com que as pessoas se reunissem ao redor dele. Um homem comentou ao Rei desse povoado que havia alguém novo na cidade que tocava o Tambor, cuspia fogo, cantava e mantinha as pessoas felizes. O Rei disse que ia averiguar quem era esse homem. Quando chegou o Rei onde estava SHANGÓ, as pessoas ao redor dele estavam dançando ao ritmo do Tambor. Então alguém por acidente tropeçou e topou como Rei e isto fez com que a coroa voasse no ar, e por questão de mágica, a coroa do Rei caísse na cabeça de SHANGÓ.

O Rei ficou espantado e disse:

– Eu, por isso, aceito minha derrota e transfiro o poder do meu reinado a SHANGÓ. SHANGÓ como conhecia a eficácia dos poderes do mágico ÒGUE, disse aos seus novos súditos que fossem buscá-lo. SHANGÓ trouxe ÒGUE a seu castelo e o encarcerou e lhe disse:

“Agora tu vais ser meu servente”. Por isso se diz na Tradição Afro-Cubana de OSHA e IFÁ, que não há ÒGUE sem SHANGÓ e não há SHANGÓ sem ÒGUE. ÓGUE é o servente e escravo de SHANGÓ, que está aos seus serviços. ÒGUE disse a SHANGÓ:

– “Vamos fazer um pacto, um trato. Tu vais me tratar muito bem. Tu vais me tratar melhor do que você trata os seus discípulos”. SHANGÓ disse:

– “Sim. Eu venho de um lugar humilde. Eu sei o que é ser humilde. Eu vou te tratar melhor que um Rei”. ÒGUE disse à SHANGÓ que em troca disso, ele iria ser o degustador de SHANGÓ, cada coisa que trouxessem de oferenda para comer, ele, ÒGUE, iria provar primeiro. ÒGUE lhe disse:

– “O Rei que tu destronaste não está conforme. Ele quer destroná-lo de qualquer maneira e até pode tentar te envenenar”. O Rei destronado disse para si mesmo, a este SHANGÓ só poderei tirá-lo do trono com o uso da força e o uso de homens armados. O Rei destronado reuniu um exército de homens pagos. O Mágico ÓGUE disse a SHANGÓ:

– “Você sabia que o ex Rei está planejando derrotá-lo?”

5229-MLM4951591267_092013-O

SHANGÓ disse que não sabia. ÒGUE disse, você deve queimar galhos de abricó e outras coisas que vou lhe dizer, na entrada do castelo. SHANGÓ pergunta a ele para que é isso e ÒGUE diz a ele que tivesse confiança e fizesse o que ele estava dizendo.

SHANGÓ seguiu o conselho de ÒGUE e enviou seus soldados para conseguir o necessário para queimar. Ao chegar o exército do ex Rei em frente ao castelo, começaram a ver espíritos, isso era o efeito mágico do que indicou ÒGUE que fizessem.

Os soldados mercenários disseram entre si:

– “Este SHANGÓ é muito poderoso, melhor cairmos fora daqui”.

Dali em diante SHANGÓ foi nomeado REI DOS REIS, porque NINGUÉM, NINGUÉM PODE DERROTÁ-LO!

SHANGÓ É O REI DA ÁFRICA, REI DE OYÓ, REI DE CUBA, REI DO MUNDO.

KAWÓ KABIOSILÉ ALUFINA BABA MI SHANGÓ!

MAFEREFUN SHANGÓ TODOS OS DIAS!

To Eban Eshu

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.