OGUN NASCE ANTES DO FERRO

44917_103472103053167_100001711325720_26240_812115_n

OGUN quer dizer: lutas, guerras, etc; OGUN nasce antes que o ferro, porque antes da era do ferro, se sucederam muitas guerras e os homens guerreavam por muitas coisas, antes de se fazer conhecido o referido ferro.

Desde então, guerreavam irmãos contra irmãos e os homens se apoderavam das coisas em ataques inesperados e pela força.

Quando um se considerava, por sua força e forma física, com mais poder que o outro, o atacava sem compaixão alguma até exterminá-lo. Isso acontecia pela mínima discussão, por seu estado de ignorância e se matavam, saindo sempre vitoriosos o mais forte.

Quando isso ocorria, não existia o ferro nem se utilizava a madeira. Usavam então ossos de animais sem fio de corte, porque nessa época, como fariam o fio? Mas tinham pontas que se encontravam alguns feitos por si só e outros bastava parti-lo de uma maneira que ficassem pontiagudos.

Mas que outra coisa, esta era sua arma. Ao passar dos anos, veio o descobrimento da madeira e depois do ferro e assim OGUN dominou o uso primeiro da madeira, depois do ferro nesse mundo. OGUN nasce antes do aparecimento do ferro e ELEGUÁ não é seu compadre, como asseguram muitos e sim seu irmão, como é XANGÔ, apesar de ser XANGÔ o primeiro solucionador de problemas desse mundo e lhe causava repúdio muitas ações e atos violentos de OGUN.

Um dia XANGÔ chegou a um lugar onde estava OGUN em união de dois mais, dobrando um ferro com muita dificuldade e este estava dando muito trabalho.

XANGÔ chegou e parou na frente deles, levantou sua mão direita e a estendeu na direção onde estava o ferro e apontando com o dedo indicador, saiu uma chama com tanta força que rapidamente o ferro partiu, completamente quente e vermelho. Então XANGÔ ensinou a OGUN que ele poderia dobrar o ferro sem o menor esforço que ele tinha feito.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.