O ARREPENDIMENTO DE AZOWANO

hqdefault

Neste caminho YEMANJÁ OROKO tinha uma bela casa onde ela dava albergue a todo mundo. Nessa casa vivia ERINLÉ, SHAKUANO e SHANGÓ que era guerreiro. ERINLÉ era pescador e médico, o qual era muito generoso com as crianças, as quais ele não gostava de ver chorar.

Ao contrário era SHAKUANO, o qual se satisfazia ao ver chorar as crianças, tanto os dele como dos outros.

Um dia SHAKUANO perguntou a ERINLÉ o porquê dele cuidar tanto das crianças se não eram dele. O que ERINLÉ respondeu: Porque meu dever é educar a todos. E SHAKUANO disse para si mesmo, eu não gosto disso, eu me divirto com as lágrimas dos familiares.

ERINLÉ fez queixa a YEMANJÁ e esta reprendeu a SHAKUANO de maneira muito forte e este teve a intenção de eliminar a ERINLÉ com a ajuda de EWELE IKO OKO.

Um dia quando ERINLÉ foi passar pelo rio, EWELE IKO OKO o estava esperando em forma de peixe e quando ERINLÉ o pegou, este enrolou a linha de pesca em seu pescoço, sufocando-o e SHAKUANO o enterrou na beira do rio.

Passado 17 (dezessete) dias, YEMANJÁ e SHANGÓ e toda a família de ERINLÉ começaram a preocupar-se com ele, pois não o viam desde então e começaram a perguntar por ele e SHAKUANO nada dizia.

Onde YEMANJÁ foi consultar a ORUNMILÁ, onde ele dizia que fizeram OGO (magia) para eliminar ERINLÉ. Ele foi morto por OGO e enterrado na beira do rio.

Ele tinha morrido por AMOR aos seres humanos e se converteu desde então em ORISHÁ, na beira do rio.

inle

ERINLÉ floresceu na terra por meio de AYANAKU (o elefante) e o marfim só se rompe uma vez. Então tomou sua imagem de marfim e disse a YEMANJÁ: vamos ao rio! Ali fez sacrifícios onde ORUNMILÁ encontrou um OTÁ liso e brilhante que era a imagem de ERINLÉ.

Quando eles retiraram o anzol de marfim, da linha de pescar saiu um enorme peixe que falava e disse: Não me matem, sou EWELE IKO OKO, eu matei a ERINLÉ porque assim me mandou SHAKUANO.

ORUNMILÁ e SHANGÓ pegaram da areia a AGBERI de ERINLÉ que era como a de AYANAKU e com o OTA de AGBANI do anzol, mataram o EYÁ (peixe) que era EWELE IKO OKO e com isso vivificaram de novo o espírito de ERINLÉ, que agora é ORISHÁ que protege a todo mundo, ainda que não sejam seus filhos.

Quando SHANGÓ voltou à casa, pegou SHAKUANO e o levou até o monte, proibindo-o de voltar à casa de YEMANJÁ. Contudo, SHAKUANO converteu-se em um homem taciturno, onde ele se transformou no ORISHÁ AZOWANO, por arrependimento pelo que ele tinha feito com ERINLÉ.

Maferefun INLÉ, Maferefun YEMANJÁ

Maferefun SHANGÓ, Maferefun AZOWANO

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.