A TERRA QUE NÃO PRODUZIA

images-1

Certa vez ORISHAOKO tinha sob seu comando uma grande quantidade de homens tratando de que a terra produzisse, mas esta nada produzia. Ele então, cansado de ver que a terra nada produzia, se recostou em uma pedra e se pôs a pensar numa forma de resolver o problema.

Nos momentos em que ele estava meditando, se apresentou diante ele um pequeno GUSANO (larva) e lhe disse: No que está pensado? E ORISHAOKO lhe respondeu: Tratando de resolver esta situação. E o GUSANO voltou a perguntar: Qual é a situação? E ORISHAOKO respondeu: A da terra que não produz.

Então o GUSANO lhe respondeu: Eu vou te ajudar. Ao que ORISHAOKO respondeu: Você vai me ajudar? Mas com quem podes contar? Quem é você? O GUSANO respondeu: Eu sou a Mãe Terra, a Mãe Natureza, e ORISHAOKO lhe respondeu dizendo-lhe: Demonstra-me fazendo com que a terra produza. Então o GUSANO disse:

Isso não é um pedido, posto que eu venho te ajudar, mas essa não é a forma de se pedir as coisas. Então ORISHAOKO mudou a forma dizendo: Bem, eu quero que tu me ajudes! Ao que o GUSANO respondeu feliz: Agora sim, é um pedido e agregou:

Eu vou te ajudar e te vou conceder três coisas, peça a primeira. Então ORISHAOKO lhe disse: Eu quero que tu me mandes ÁGUA, e naquele exato momento começou uma chuva torrencial, mas a terra não produzia nada. Então ORISHAOKO disse: Olhe, não produz porque as plantas apodreceram por conta do frio. Então voltou a pedir: GUSANO maravilhoso, concede-me o CALOR para que as plantas…antes de terminar, no exato momento, fez um CALOR que abrasava e queimava as plantas e a terra seguia sem nada produzir. Então ORISHAOKO disse:

download

Bem Mãe Natureza, você me deu ÁGUA e CALOR, mas a terra não produz nada e tudo morre. Concede-me o terceiro pedido, manda-me o AR para refrescar um pouco a terra. Naquele exato momento grandes correntes de AR, como grandes redemoinhos de vento, invadiram a terra e o reino. Houve uma caída na temperatura, as plantas começaram a crescer sem dificuldade e em seguida se tornou visível o resplandecer da natureza, e todas as espécies animais animaram o ambiente, rompendo assim a barreira do silêncio e a vida tomou corpo em todas as suas formas. O pequeno GUSANO disse a ORISHAOKO: Estes são um conjunto de elementos, ÁGUA, TERRA, FOGO E AR, pois todos eles estão unidos em mim. Depois disso o GUSANO se afastou.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.