A IMPORTÂNCIA DE IFÁ EM NOSSAS VIDAS

Desde que OLODUMARÉ criou o AYÉ, ORUNMILÁ tem sido o testemunho de toda sua criação, e é por isso que ele leva o título de ELERÌI IPIN.

Sua condição de testemunho lhe dá a possibilidade de conhecer a essência de cada elemento da existência, tanto que em ORÚN como no próprio AYÉ, ORUNMILÁ não só testemunhou como também registrou a cada ser que vinha ao AYÉ, desde o momento que cada ser tomava consciência de sua existência e então iam visitar a AJALÁ MOPÍN para receber ORI e desta forma ingressar no mundo material.

Assim todos os seres e até mesmo os próprios ORISHÁS, antes de vir ao mundo, realizaram o DAFA com BABA ORUNMILÁ para logo realizar a viagem até o AYÉ. Todo ORISHÁ antes de vir ao nosso mundo realizou sacrifícios, o que foi sentenciado por IFÁ, o que deixa bem claro que toda a existência em sua totalidade fez um registro com ORUNMILÁ.

essa2

É por isso que nos asseguramos que em toda a existência está contida no CORPUS DE IFÁ dentro dos 256 ODÚS que o compõem. IFÁ nos ensina que a base de nossa religião está no conhecimento, no estudo e na preparação. Todo aquele que realiza alguma cerimônia no Culto a ORISHÁ, deve ter o conhecimento do que realiza, do porquê da utilização de cada elemento utilizado, já que tudo isso é o que realmente faz com que se entenda o que está se fazendo e de como isto pode surgir efeito. Se entendemos que a sabedoria é importante para nossa fé, vamos entender que nossas cerimônias são de verdade essências energéticas em que cada uma delas cumpre uma funcionalidade e que em conjunto tem a possibilidade de sanear nosso próprio destino, sempre colocando que a base é o ASHÉ, poder que dinamiza e direciona todo o realizado (ESHÚ).

IFÁ nos ensina que o mais importante que um ser humano deve fazer para melhorar sua vida é conhecer seu próprio destino.

Conhecendo seu destino, a pessoa tem a possibilidade de poder alinhar seu ORI, de encontrar as respostas para a paz e para a tranquilidade de sua vida e principalmente conhecer sua verdadeira vocação, ou será que OLODUMARÉ não tem um plano para cada um de nós?

Claro que o tem e este plano está contido na própria existência de cada ser criado (ORIN INU). IFÁ nos ensina também a nossa verdadeira tarefa nesse mundo, o qual digo que o AYÉ (a terra) foi criada como um grande reservatório do UNIVERSO. Nela está tudo o que existe no ORÚN e está de alguma forma representada, e nós os seres humanos somos os cuidadores deste tão sagrado reservatório, a qual nossa principal função é preservar e cuidar de toda a natureza, algo que lastimosamente como um todo estamos falhando e deixando que este lugar criado com a ajuda de todos os ORISHÁS, seja destruído e algo pior, todavia por nossas mesmas mãos, aquelas que deveríamos usá-las para protegê-la.

images

ORUNMILÁ então criou os BABALAWÓS, sacerdotes do AWÓ e qual muitas vezes é chamado de segredo e que em verdade o segredo está na frente dos nossos olhos. O maior segredo de ORUNMILÁ é o próprio conhecimento, o qual é segredo para todos aqueles que estão com os olhos fechados sem ver a realidade do que está acontecendo no nosso mundo.

O Sacerdote de ORISHÁ e IFÁ têm como primeira missão, despertar a humanidade para seu verdadeiro destino e desta forma unir novamente o elo que o próprio ser humano cortou quando acreditou que era maior e mais importante que a própria obra de OLODUMARÉ.

É por isso que cada BABALAWÓ, BABALORISHÁ ou IYALORISHÁ, devem despertar-se para sua verdadeira missão ante a humanidade e buscar as ferramentas para poder desta forma praticá-la, a qual está num único lugar, nas sagradas escrituras do CORPUS DE IFÁ, é por isso a grande importância de IFÁ em nossas vidas.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.