BABALU AYÉ SALVOU O FILHO DE OBATALÁ

image010

Para a terra MINA POPO OBATALÁ mandou seu filho ensinar sua religião, mas antes de partir, este não foi consultar-se com ORUNMILÁ. Ao chegar ali teve grandes dificuldades e por saber o que deveria de fazer para vencê-las, teve que ir se refugiar num pântano e ali se encontrou com ELEGUÁ que mandou seu recado para OBATALÁ, aconselhando-o que fosse consultar com IFÁ.

OBATALÁ foi consultar-se com IFÁ e este lhe mandou fazer sacrifícios, mas o que ele fez foi somente KOFIBORI e deu comida a OSHÚN.

Quando OBATALÁ chegou à terra MINA POPO, viu ali que o que se fazia era EPÓ (dendê) e todo tipo de gorduras de odores fortes que ele não podia suportar, por isso teve que ir dali e regressou à casa de ORUNMILÁ que lhe fez alguns sacrifícios.

Quando OBATALÁ foi colocar as oferendas no lugar marcado, encontrou-se com um velho que perguntou o que ele fazia ali e o que estava acontecendo com ele que estava em tão más condições.

OBATALÁ lhe contou o relacionado com seu filho e o velho, que era AZOWANO lhe disse: Ele está em minha casa. Ele estava perdido e estava em apuros e ELEGUÁ o encontrou e o levou para minha casa e depois avisou a você. Espere-me aqui que vou trazê-lo.

images (1)

Quando AZOWANO partiu em busca do filho de OBATALÁ, se encontrou com ELEGUÁ e seguiram juntos e resgataram o filho de OBATALÁ, pois seus inimigos já o haviam tomado, porém eles tomaram-no de volta e o levaram a OBATALÁ.

OBATALÁ, muito emocionado disse a AZOWANO: O que você deseja que eu possa lhe dar por haver salvado meu filho? E AZOWANO lhe pediu que ele lhe desse EPÓ, VINHO SECO e AWADÓ. Então ele deu condições para que ele tivesse tudo isso e para que nunca mais lhe faltasse e ELEGUÁ lhe deu OTI para que tampouco lhe faltasse também.

TO IBAN ESHU

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.