O NASCIMENTO DE YEMANJÁ OKUTÉ (OKUNTÉ, OKUTI)

YemanjaOgunte

PATAKI:

YEMANJÁ OKUTÉ era uma mulher apaixonada e voluntariosa e por conta de seu caráter ou forma de ser teve uma grande guerra com todos os filhos de sua terra. Como resultado disso, todos os ARAJÉS (inimigos) acordaram em vencer e acabar com YEMANJÁ OKUTÉ. Esta que tinha um grande poder de EGUN, o usou contra seus inimigos e por isso a mortandade foi enorme nessa terra.

Ela, atemorizada, fugiu dessa terra e começou a peregrinar por distintas terras, até que chegou à terra de OMI MAYAFRA, que era longe de sua terra e era terra de neve e gelo.

Ali ela, em virtude do grande poder que tinha sobre EGUN e o ASHÉ que OLÓFIN (Deus) lhe havia dado, construiu uma vida ali utilizando MAYAFRA (neve) como seu vestido.

Havia se passado muitos anos e ninguém sabia de OKUTÉ. Numerosos guerreiros e reis haviam saído em busca infrutuosamente, pois ninguém ousava passar os limites da terra de OMI MAYAFRA que era o reino do silêncio e da morte.

OGUN, que era um guerreiro decidido, se armou com todas suas forças e se dispôs a sair em busca dela, mas antes foi à Casa de ORUNMILÁ e este lhe consultou com IFÁ e marcou alguns sacrifícios.

OGUN fez o que ORUNMILÁ disse e saiu rumo à sua terra e ao chegar a ela começou a buscar OKUTÉ. Ele ficou maravilhado ao encontra uma mulher, cuja a pele era brilhante e coberta de MAYAFRA.

121603_Papel-de-Parede-Neve-nas-Montanhas_1920x1200

Ele se aproximou dela e aproveitando que ela estava dormindo, a envolveu em suas correntes e a levou a uma caverna, onde o calor de seu corpo, a envolveu de uma maneira sensível. E assim ele a fez sua mulher, onde ela ficou vivendo e se alimentando ao lado de OGUN.

Mas ela lhe disse que ela recordava o bem que ele a tinha feito. OMI MAYAFRA tinha uma coroa e um manto dessa terra.

Por isso YEMANJÁ OKUTÉ é conhecida com o nome de AYABA MAYAFRA (rainha das neves).

Maferefun YEMANJÁ todos os dias!

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.