AZOWANO (OBALUAYÉ) O ENVIADO DE ORUNMILÁ

ori_omulu

Nesse caminho a Terra tinha um povo no qual seus moradores eram muito desorganizados e OLÓFIN vendo isso, decidiu mandar ORUNMILÁ para que corrigisse esta situação. E assim, depois de algum tempo e depois de muito lutar, ORUNMILÁ pode corrigir metade dessa situação.

ORUNMILÁ um dia ao levantar-se, se consultou com IFÁ, onde este lhe marcou que ele deveria abandonar àquelas terras e seguir para outras, onde necessitavam muito mais dele. ORUNMILÁ assim reuniu todos os moradores daquele povo e lhes disse que por ordem de IFÁ, ele teria que ir, mas que ele mandaria um homem para continuar sua obra.

Depois de pouco tempo que ORUNMILÁ tinha ido, chegou naquele povoado, um homem de aparência enferma e com algumas feridas em seu corpo, pedindo hospitalidade. Mas ao invés de dar a hospitalidade, decidiram colocá-lo para fora do povoado, pensando que aquele homem trairia alguma enfermidade contagiosa e poderia contagiar todos os habitantes.

A partir desse momento, todos os moradores começaram a padecer dos intestinos e ao se verem nessa situação, todos entraram num acordo de ir buscar ORUNMILÁ.

1-Obaluayê

ORUNMILÁ, tão logo eles chegaram na terra onde ele se encontrava, perguntou pelo emissário que ele havia mandado, ao que responderam que ali só havia chegado um com aspecto muito pobre e enfermo e que eles o haviam expulsado do povoado. Então ORUNMILÁ disse: Esse que vocês botaram para fora do povoado era AZOWANO e era o único que os poderia proteger contra as enfermidades.

Então ORUNMILÁ lhes mandou fazer sacrifícios com alguns ingredientes determinados por ele e que realizassem uma grande festa e que depois tudo terminado, AZOWANO voltaria.

Eles realizaram tudo que ORUNMILÁ assim indicou e AZOWANO voltou e com ele voltou também toda a prosperidade e a riqueza a essa terra, e a enfermidade se acabou e todos voltaram a ser felizes.

Maferefun AZOWANO todos os dias!

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.