AGANJÚ AJUDA YAYU OROZUN A VENCER

tumblr_m5iiumHD8b1ryvurvo1_500

Era o tempo em que não se conheciam os vapores e não havia forma de cruzar de um lugar para outro pelo mar.

Houve uma pessoa chamada YAYU OROZUN que tinha um negócio grande nas mãos no qual não podia avançar porque tinha pleitos com seus inimigos declarados e ocultos e isso não o deixava fazer o que ele queria.

Um dia, já cansado de lutar, saiu com más ideias e no caminho se encontrou com OKANANKO que é um mensageiro dos caminhos como ELEGUÁ e depois de saber o que se passava com YAYU OROZUN, o mandou à Casa de ORUNMILÁ quem lhe fez um OSODE (consulta com IFÁ) e disse que ele tinha que conseguir PALMICHE (fruto da palmeira real) para vencer e que ainda que o povo não soubesse, ele ia conseguir ir ao outro lado do mar, mas antes teria que fazer alguns sacrifícios indicados por IFÁ que mandou que ele levasse tudo ao mar depois.

Ao levar a beira do mar, se encontrou com AGANJÚ que ao vê-lo lhe disse:

13570-MLV3107195102_092012-O

“Já sei para que veio” … e lhe pediu as oferendas que ele trazia. Depois o carregou no ombro e o pôs do outro lado do mar, onde havia uma palmeira real. Deixou as oferendas lá e subiu até o alto da palmeira e pegou PALMICHE (fruto da palmeira real) e AGANJÚ voltou a passá-lo do outro lado do mar e lhe disse que colocasse qualquer oferenda a YEMANJÁ, porque ele havia passado por sua causa. Este assim o fez e pode vencer.

 

Maferefun AGANJÚ Maferefun YEMANJÁ Maferefun ORUNMILÁ

 

Ifá Ni L’Órun

 

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.