SHANGÓ O PODEROSO

189816b3eb03d69fde21d956d96fb4a2

Havia um tempo em que OYÁ vivia na terra de EFIN ORO. Lá havia um lindo e forte BÚFALO NEGRO que era o senhor daquela comarca, pois mandava naquele território e realizava o que desejava.

OYÁ, que desde que teve problemas com o BÚFALO SARIKI (SHANGÓ transfigurado), tinha aversão por esses animais. Decidiu terminar com a prepotência deste BÚFALO e valendo-se de suas artes mágicas, o lançou um inyo.

O BÚFALO ao sentir-se tocado por esta vibração, se enfermou, mas teve tempo de tirar sua pele, pois este BÚFALO não era outro que SHANGÓ transfigurado. Ele chegou enfermo ao seu ILÉ (casa) e se atirou em sua esteira com uma grande dor de cabeça.

Passaram os dias e a dor piorava, ficava cada vez mais forte. YEMANJÁ ao vê-lo se compadeceu e foi à Casa de ORUNMILÁ para que este fizesse algo por SHANGÓ. Então ORUNMILÁ fez um OSODE (consulta com IFÁ) e determinou fazer-lhe um OBORI.

1268875047656019

YEMANJÁ regressou à Casa de SHANGÓ depois de conseguir os ingredientes para fazer o OBORI e ela mesma fez. SHANGÓ imediatamente recobrou sua virilidade e depois por mando de IFÁ, desde aquele dia se conhece aquela terra pelo nome de OGODO MAKULENKUE, ou seja, O TOURO JOVEM E POTENTE e assim SHANGÓ chegou a ser mais poderoso que antes.

Maferefun YEMANJÁ, Maferefun ORUNMILÁ, Maferefun SHANGÓ

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.