YEMANJÁ OKUTÉ (OKUTI)

RTEmagicC_Iemanja_Francisco_Santos_.jpg

YEMANJÁ OKUTÉ é conhecida também como OKUTÉ ODOFÉ IYAGBA. Seu nome completo é OKUNTÉ OGUNASOMI. Este caminho ou qualidade de YEMANJÁ vive nos arrecifes do litoral e nasce no Odú OGUNDA MEYI. É conhecida como “A Porteira de OLOKUN”.

Nasceu na neve. Vive nos arrecifes da costa, porém pode-se encontrá-la no rio, no mar, na lagoa no monte ou até mesmo nas geleiras. É a esposa de OGUN, o ferreiro (ALAGBEDÉ), junto ao qual recebe suas oferendas e é por ele que estas podem ser levadas ao mar ou mananciais. Sua cor é azul celeste (bebê). Os Ararás (Djedje) a chamam OKUADUMÉ e IKONDOLÉ. Suas cores também são o azul escuro e um rosa forte.

YEMANJÁ OKUTÉ se lhe faz oferendas e sacrifícios com OGUN. É uma guerreira indomável. Quando vai a batalha leva dois facões e em sua cintura uma faca e todas as ferramentas de OGUN. É muito trabalhadora. Não gosta de cachorros, devido a lembrança de lobos nos lugares gélidos onde vivia e é por isso que os filhos de YEMANJÁ OKUTÉ não devem ter cachorros em casa.

Seu gênio é irascível e desafiador. É muito severa e rancorosa. Vive internada na mata virgem ou em lugares solitários como as geleiras. Dança com uma serpente enroscada nos braços.

foto_neve_29

 

Não gosta de pato, mas gosta de carneiro. Aceita carneiro e frango como oferenda junto com OGUN. Pertencem-lhe as madrepérolas e os corais.

Além de suas ferramentas tradicionais, leva as ferramentas de OGUN. Esta corrente se coloca ao redor do barquinho de madeira dentro da sopeira.

Este é o caminho de YEMANJÁ que fez o oceano. É a YEMANJÁ de águas frias, é por isso que seus filhos são mais afortunados nos meses de inverno. Para pedir-lhe um grande favor, deve-se incluir gelos em algumas cerimônias.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.