ORISHAOKO E A PLANTAÇÃO DE ISHU (INHAME)

Orishaoko12

ORISHAOKO colhia inhames e tinha o segredo de semear o ISHU e isso lhe trazia muitas coisas boas. Ele tinha um vizinho que se chamava IÑA que tinha muita inveja dele devido as coisas boas que ORISHAOKO obtinha.

Os ISHUS desse vizinho davam bem atrofiados e murchos e por isso OMO IÑA colocou nos ISHUS de ORISHAOKO uns espinhos para que não ficassem bonitos e as pessoas logo começaram a se queixar.

ELEGUÁ que tudo viu disse: “ORISHAOKO vá a casa de ORUNMILÁ para se consultar com ele!” Este foi e ORUNMILÁ lhe fez uma consulta de IFÁ que o orientou a ofertar algo a OGUN.

ORUNMILÁ disse que ele iria saber quem era o culpado e ladrão. GBOGBO EGUN começaram a fazer uns bonequinhos nos espinhos e estes começaram a sair para cima. OMO IÑA foi à noite para roubar o ISHU de ORISHAOKO e quando meteu a mão se ajoelhou e gritou.

inhame 2

ELEGUÁ, que estava vendo, foi ver ORISHAOKO e lhe contou tudo.

ORISHAOKO foi no dia seguinte e viu como na terra havia marcar de ossos e sangue ao redor da mata de ISHU.

Então ORISHAOKO compreendeu a verdade e deu graças a ELEGUÁ e lhe presenteou com um mazo (fio de contas) com contas negras, vermelhas e brancas para que ele usasse como uma patente.

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.