ILDEÚ: ORIXÁ DA FIRMEZA DO MATRIMÔNIO

98334d7caf0311e3ba9b0e8b4c58b844_6

ILDEÚ – Significa o que tem as portas da morte. É o terceiro dos gêmeos em nossa religião que nasce depois dos gêmeos. Na verdade ele é filho de OXUM e XANGÔ. Em um PATAKI se explica que ILDEÚ foi raptado de sua terra e levado a outra. Ali se fez AWÓ (BABALAWÓ) e por esta razão é o único dos três que tem essa hierarquia. Isto quiçá explica a crença de que ILDEÚ é filho de OXUM e de ORUNMILÁ.

A este ORIXÁ se atribui a prosperidade e a estabilidade material. Para muitos IWORÓS (religiosos) se recebe para afastar ou quitar a repugnância de muitas coisas ou simplesmente algo que tenha proibido de relevância em seu ITÁ. Por isso, quem recebe acusa quase que de imediato um pacto favorável nesse sentido.

O ORIATÉ WILLY RAMOS aponta o seguinte: “Este ORIXÁ equilibra as pessoas que estão passando um mal momento sentimental e dá firmeza dentro do matrimônio”.

Por esta razão, este autor faz referência a que algumas pessoas o chamam de cupido LUKUMI. ILDEÚ, assim como seus irmãos TAEWÓ e KAINDÉ (primeiro e segundo gêmeos, respectivamente, IBEJIS), é de muita utilidade para vencer guerras de todo tipo.

A marca deste ORIXÁ é 5 (cinco) e se sabe que entre seus SEGREDOS leva pedras semipreciosas. Destas se utilizam, já que esta deidade é filho de OXUM e ela gosta de riquezas. O número e o tipo de pedras que leva se determina dependendo da Casa de OSHA. O boneco que o representa está vestido de branco durante um ano, depois logo se veste de amarelo. Em algumas casas de OSHA os mais velhos não possuem boneco. Em outras o representam com um boneco todo de borracha e em outras casas é de madeira.

Ildeu colar

Seu fio de contas ou ELEKE é de contas mel e coral. Coloca-se 25 (vinte e cinco) contas cor de mel e um coral.

Este santo também pode ser entregue a um ALEYÓ (pessoa não iniciada) dependendo do porquê e para que vai se entregar ele.

Há opiniões entre muitos IWORÓS que se deve entregar somente aos que passaram pela cerimônia de YOKO OSHA (feitura de santo). Para receber o terceiro gêmeo se devem possuir os outros dois (IBEJIS), já que ILDEÚ vive aos pés deles.

Suas ervas são as mesmas que se utilizam para as cerimônias de OXUM.

É um dos ORIXÁS mais queridos da Família de OSHA de FERMINA GÓMEZ (MARIA DEL PILAR GÓMEZ PASTRANA). Segundo alguns estudiosos, foi a primeira a recebê-lo das mãos de sua madrinha MARIA MONSERRAT. Chamado por muitos IWORÓS (adeptos) de “o menino que vence os obstáculos”.

É o terceiro dos 7 (sete) gêmeos que há no Panteão YORUBÁ. Existem várias crenças em relação ao nascimento dele. Alguns religiosos opinam que é filho de OXUM com XANGÔ, outros que é filho de OXUM OLOLODI com ORUNMILÁ e para outros ainda filho de OXUM com AGANJÚ. Porém, de acordo a tudo que contém nos PATAKIS, ILDEÚ é filho de OXUM com XANGÔ. Isto é retratado nos ODÚS, onde OXUM pare os gêmeos. OYÁ os rouba dela e quando ela vai se consultar com ORUNMILÁ ele diz para ela se tranquilizar, pois iria trazer ao mundo outro filho que se chamaria ILDEÚ e este viria para lhe dar graça e muita sorte.

1271996840_89421189_1-Se-Realizan-Tronos-de-santos-todo-tipo-de-organizacion-San-Diego-1271996840

É um pequeno ORIXÁ, mas grande em poderes. Se número é 5 (cinco), assim como OXUM. Em muitas casas seu caracol (búzios) vai ao chão e se toma o ODÚ que sai. Em outras casas não se lança o seu caracol. O que podemos dizer e compartilhar é que todas suas cores são as mesmas de sua mãe OXUM, cores de mel, vermelho e dourado.

Sabemos que representa a prosperidade e a solução de problemas de muitos religiosos. Também as mulheres que não podem ter filhos, podem recorrer a ele, buscando fertilidade. Este ORIXÁ é entregado a muitos religiosos, tanto homens, quanto mulheres. Necessita-se primeiro ter recebido os IBEJIS.

É um ORIXÁ muito importante dentro de nossa religião e para milhares e milhares de pessoas ele tem levado muita tranquilidade e tem solucionado a cada problema pelo qual o receberam.

Maferefun OXUM

Maferefun ILDEÚ

Maferefun todos os ORIXÁS

 

Ifá Ni L’Órun

Gostou? Que bom, compartilhe com seus amigos.